Mais lidas
Esportes

Sergei Shubenkov é o 1º russo a obter medalha no atletismo após punição

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Sergei Shubenkov ganhou a prata nos 110 metros com barreiras no Mundial de Atletismo em Londres, nesta segunda (7), e se tornou o primeiro atleta da Rússia a obter uma medalha desde que o país foi banido das competições internacionais do esporte.

Ele competiu com uma bandeira neutra e fez a marca de 13s14, chegando na segunda posição. O resultado o deixou atrás apenas do jamaicano Omar McLeod, que fez 13s04, e à frente do húngaro Balazs Baji, bronze com 13s31.

Na mais rigorosa punição da história do atletismo, representantes da Rússia estão banidos pela Iaaf (Federação Internacional das Associações de Atletismo) das competições do esporte desde novembro de 2015.

A decisão veio após a publicação um relatório da Wada (Agência Mundial Anti-Doping), no final daquele ano, que acusou o país de organizar um esquema de uso das substâncias por seus atletas com participação do governo.

Os representantes da Rússia no atletismo foram proibidos, inclusive, de participar das competições do esporte nos Jogos Olímpicos da Rio-2016. Na Paraolimpíada, o país foi banido de todas as competições.

A Iaaf abriu uma exceção para que alguns atletas do país participassem das provas de atletismo sob bandeira neutra.

Autoridades russas posteriormente à punição negaram as acusações de uso de doping.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber