Esportes

Sob comando de Abel, Fluminense encara o Sport

.

PAULO BATISTELLA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Apaixonados por futebol sabem que certas histórias de superação só podem ser contadas por meio do esporte. Nesta quarta (2), o técnico do Fluminense, Abel Braga, protagoniza mais uma dessas crônicas. Quatro dias após a trágica morte de seu filho caçula, o treinador estará à beira do gramado comandando sua equipe diante do Sport, a partir das 19h30, na Ilha do Retiro, em Recife.

João Pedro Braga, 19, faleceu no último sábado (29) ao cair da janela do prédio da família, no bairro do Leblon, no Rio. De prontidão, o presidente do Fluminense, Pedro Abad, fez questão de prestar apoio e dar tempo a Abel e sua família. “Deixei muito claro que o Fluminense não tinha nenhuma pressa”, afirmou o mandatário em entrevista coletiva.

Contudo, a decisão de Abel foi a de retornar logo aos trabalhos. Segundo apurou o “UOL Esporte”, o treinador, num primeiro momento, relatou dor profunda aos mais próximos e confessou não saber o que fazer. Mas, posteriormente, ele disse aos amigos que não gostaria de deixar seu time, seus ‘garotos’.

Na segunda (31), o técnico já comandou treino no CT de Jacarepaguá. Antes de iniciar as atividades, ele conversou com os jogadores por cerca de 15 minutos —agradeceu ao carinho de seus atletas, pediu ajuda para enfrentar a situação e foi aplaudido pelo elenco.

A partida contra os rubro-negros será a primeira do Fluminense desde a morte do filho de Abel. A equipe tricolor deveria ter enfrentado a Ponte Preta no domingo passado (30), mas, em decorrência da tragédia, a CBF adiou a partida para o próximo dia 9.

Em campo, o Fluminense, na 13ª posição, irá enfrentar o sexto colocado do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro vem de vitória contra o Bahia, fora de casa, e soma 27 pontos, seis a mais que o clube carioca.

A equipe tricolor terá algumas mudanças no confronto válido pela 18ª rodada. O atacante Wellington Silva ganha a vaga de Richarlison, vendido ao Watford (ING). O lateral-esquerdo Léo, suspenso por acumular três cartões amarelos, dá lugar a Marlon. Há ainda a disputa na zaga entre Frazan e Renato Chaves.

O Sport terá diversos reforços. O meia Diego Souza, o atacante André e o volante Rithely retornam ao time após cumprirem suspensão. O lateral-direito Samuel Xavier, que havia sido poupado por desgaste muscular, também volta a campo. Além deles, o volante Patrick foi liberado pelo departamento médico.

A delegação do Fluminense embarcou para a capital pernambucana nesta terça (1º), mas sem a companhia de seu treinador. Abel irá viajar apenas no dia do duelo por sugestão do clube para ter mais tempo com a família. O desafio do técnico, hoje, vai além das quatro linhas, mas a torcida também —independentemente do jogo, espera-se que o futebol faça da dor de Abel uma história de superação.

SPORT

Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Mena; Patrick, Rithely e Diego Souva; Everton Felipe, Lenis e André. T.: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE

Julio César; Lucas, Henrique, Frazan (Renato Chaves) e Marlon; Orejuela, Marlon Freitas e Wendel; Gustavo Scarpa, Wellington Silva e Henrique Dourado. T.: Abel Braga

Estádio: Ilha do Retiro, em Recife

Horário: 19:30 desta quarta

Juiz: Marcelo Aparecido de Souza (SP)