Facebook Img Logo
Mais lidas
Esportes

ATUALIZADA - Paris-24 e Los Angeles-28 vão sediar Jogos

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de Los Angeles entrou em acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e será sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2028.

A informação foi confirmada pelo presidente da assembleia municipal Herb Wesson. A prefeitura local faria um anúncio oficial na noite desta segunda-feira (31) para ratificar o compromisso.

A decisão vem na sequência de uma votação no início do mês que definiu que o COI escolheria em setembro entre Paris e Los Angeles para as sedes de 2024 e 2028.

Inicialmente, apenas a anfitriã de 2024 seria designada neste ano -a eleição para a Olimpíada seguinte estava programada para acontecer somente no ano de 2021. Caberia, então, ajustar qual cidade levaria cada edição.

Agora, com o posicionamento positivo da metrópole norte-americana a respeito de 2028, a capital francesa receberá o maior evento esportivo do mundo daqui a sete anos -devido à cessão temporária de um terreno na região de Saint-Denis que será base de uma das instalações dos Jogos, o comitê organizador francês fez pressão para recebê-lo primeiro.

O COI, em comunicado divulgado também nesta segunda, disse que vai repassar US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões) para os organizadores de Los Angeles em razão do período maior de planejamento e elaborou o contrato da cidade-sede de 2028.

A ratificação dos acordos entre COI, Paris e Los Angeles será feita em setembro, durante sessão do comitê olímpico em Lima, no Peru.

"O COI acolhe com prazer esta decisão do comitê de candidatura de Los Angeles. E está grato de divulgar o contrato da cidade-sede de 2028 de maneira transparente", afirmou o presidente do comitê, o alemão Thomas Bach.

"Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que abarca as prioridades de sustentabilidade da Agenda 2020 ao maximizar o uso de equipamentos já existentes e encorajar o engajamento da juventude no Movimento Olímpico", complementou.

TERCEIRA VEZ

As duas próximas sedes receberão a Olimpíada pela terceira vez cada uma.

Paris voltará a abrigar os Jogos pela primeira vez depois de cem anos (já os hospedou em 1900 e 1924). Los Angeles foi a capital do esporte olímpico em 1932 e 1984.

Até hoje, apenas Londres foi palco de três Olimpíadas de Verão (1908, 1948 e 2012).

Paris e Los Angeles eram as duas únicas candidatas remanescentes da campanha para 2024: Hamburgo, na Alemanha, Roma, na Itália, e Budapeste, na Hungria, abandonaram a concorrência ao longo do processo.

Los Angeles, na verdade, nem era a primeira opção norte-americana para a empreitada de 2024.

Boston tinha a preferência, mas desistiu há dois anos devido à queda acentuada de apoio público à candidatura. Havia temor em relação ao uso de recursos públicos.

Diante de um cenário de êxodo de interessados, o COI mudou as regras do jogo e concedeu duas sedes olímpicas de uma vez para não perder dois enormes mercados como o francês e o norte-americano. E ainda ganhar fôlego, uma vez que o número de candidatas tem caído a cada edição das Olimpíadas de Verão e de Inverno.

Para os Jogos de Inverno de 2022, por exemplo, o comitê teve de lidar com inúmeras desistências e contou com apenas duas finalistas para escolha: Almaty, no Cazaquistão, e Pequim, que conseguiu vencer o pleito.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber