Esportes

Bellucci vacila, e perde de sul-africano no US Open

Da Redação ·

O brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto de se garantir na terceira rodada do US Open, na noite desta quinta-feira. Foi superior ao sul-africano Kevin Anderson, 77.º do ranking, e liderou o placar durante toda a partida. Contudo, o número 1 do País sucumbiu aos próprios erros no tie break do último set e foi derrotado por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (4/7), 6/4, 5/7, 6/4 e 7/6 (7/2), após uma batalha de 3h51min.

continua após publicidade

Com a derrota, Bellucci repetiu as campanhas das duas últimas edições do US Open, quando foi eliminado na segunda rodada. Uma vitória nesta quinta garantiria o melhor resultado do brasileiro no Grand Slam americano. No entanto, ele oscilou bastante durante a partida e teve dificuldade para devolver o potente saque do adversário, de 2,03 metros de altura.

continua após publicidade

Anderson, que nunca faturou um título de nível ATP na carreira, terá pela frente na terceira rodada Richard Gasquet. O francês surpreendeu nesta quinta ao despachar o russo Nikolay Davydenko, atual número seis do mundo.

continua após publicidade

Bellucci e Anderson fizeram um primeiro set equilibrado nesta quinta, sem nenhuma chance de quebra. Mostrando força no saque, eles venciam seus games com facilidade. O brasileiro, porém, se saiu melhor no tie break e abriu vantagem no placar.

Mas o brasileiro não conseguiu manter o ritmo na parcial seguinte e acabou sofrendo a primeira quebra do jogo logo no game inicial. Anderson, que soube aproveitar a única chance que teve no set, manteve a dianteira até a final da parcial e empatou a partida.

continua após publicidade

O equilíbrio voltou a reinar no terceiro set, com ligeira vantagem de Bellucci. O brasileiro chegou a ameaçar o saque do rival, mas só obteve a quebra no final, passando à frente no placar novamente.

continua após publicidade

E, como aconteceu na segunda parcial, Bellucci oscilou na sequência e perdeu o saque no quinto game do quarto set. Com seu forte saque, Anderson garantiu seus games de serviço e voltou a empatar a partida.

O jogo seguiu parelho no quinto e decisivo set. Os dois tenistas voltaram a caprichar no serviço - Bellucci encerrou a partida com 19 aces, contra 14 do rival. Sem chances de quebra, a parcial foi decidida mais uma vez no tie break. Mas, dessa vez, o brasileiro ficou aquém do esperado. Desconcentrado, cometeu muitos erros bobos e facilitou a vitória do sul-africano.

Fora do US Open, Bellucci voltará suas atenções para a Copa Davis, que será disputada entre os dias 17 e 19 deste mês. O Brasil, que contará ainda com Ricardo Mello no jogo de simples, enfrentará a Índia, no piso sintético de Chennai, em busca de uma vaga no Grupo Mundial da tradicional competição.