Esportes

Santos sofre, mas vence Avaí e se garante no G-4

Da Redação ·
O Santos sofreu na noite de quinta-feira, na Vila Belmiro, mas conseguiu superar o Avaí, por 2 a 1
fonte: Arquivo
O Santos sofreu na noite de quinta-feira, na Vila Belmiro, mas conseguiu superar o Avaí, por 2 a 1

O Santos sofreu na noite de quinta-feira, na Vila Belmiro, mas conseguiu superar o Avaí, por 2 a 1, e retomou a terceira colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Neymar, com um gol relâmpago, e outro de Marcel, o time santista alcançou os 30 pontos na tabela, oito a menos que o líder Fluminense.

continua após publicidade

O Santos tem a mesma pontuação do Botafogo, quarto colocado, mas apresenta maior número de vitórias, mesmo com um jogo a menos que o time carioca. O Avaí, que voltou a tropeçar na competição, ocupa a décima posição, com 23 pontos.

continua após publicidade

Apesar do sucesso no resultado, a vitória não foi tranquila dentro de campo. O começo fulminante, com o gol marcado aos 55 segundos de partida, serviu para que o time santista jogasse em ritmo lento em quase todos os noventa minutos regulamentares. Neymar abriu o placar ao aproveitar erro da defesa do Avaí dentro da área.

continua após publicidade

No restante do primeiro tempo, o time santista só teve mais uma chance de fazer o gol, aos 14 minutos, quando Zé Eduardo, sozinho na área, perdeu a jogada ao chutar a bola para fora. Depois disso, o jogo foi corrido, mas preocupante apenas para o técnico Antônio Lopes, que viu sua defesa tomar cartões amarelos na tentativa de parar Neymar. O treinador precisou mudar ainda na etapa inicial para evitar uma expulsão - tirou Marcos e colocou Emerson Nunes.

No segundo tempo a partida melhorou graças às tentativas do Avaí. Perdeu três grandes chances. Aos 12, obrigou o goleiro santista Rafael a fazer duas grandes defesas. Seis minutos depois, Vandinho chutou a bola na trave. No rebote, Rudnei mandou para fora, com um voleio perigoso. Aos 32, Leandro Bonfim lançou e Válber perdeu um gol fácil, ao finalizar por cobertura, para fora.

continua após publicidade

O Santos teve uma grande chance aos 34 minutos, mas, para o desespero do torcedor, Danilo foi lançado na cara do gol por Alan Patrick e chutou a bola para fora. Parecia que o placar ia ficar nisso quando Marcel fez 2 a 0, aos 38 minutos. Neymar cruzou para o atacante que, na pequena área, dominou e chutou sem chance de defesa.

continua após publicidade

Ainda teve um último susto para os poucos santistas que foram à Vila Belmiro: eram 42 minutos quando Válber driblou bem o zagueiro Edu Dracena e chutou no canto de Rafael, descontando e fechando o placar em 2 a 1. Com isso, o time santista se vinga da eliminação na Copa Sul-Americana.

continua após publicidade

O próximo jogo do Santos será neste domingo, contra o Flamengo, pela 19.ª rodada. Desde já há um problema para o técnico Dorival Júnior. Advertido com o terceiro cartão amarelo, Neymar cumprirá suspensão no final de semana. O Avaí receberá o Atlético-PR, no domingo, na Ressacada.

Ficha Técnica:

continua após publicidade

Santos 2 x 1 Avaí

continua após publicidade

Santos - Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Danilo e Marquinhos (Zezinho); Neymar , Keirrison (Alan Patrick) e Zé Eduardo (Marcel). Técnico: Dorival Júnior.

continua após publicidade

Avaí - Renan; Marcos (Emerson Nunes ), Rafael, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Jeferson (Leandro Bonfim) e Válber; Cristian (Laércio) e Vandinho. Técnico: Antônio Lopes.

Gols - Neymar, a 55 segundos do primeiro tempo. Marcel, aos 38, e Válber, aos 42 minutos do segundo tempo.

continua após publicidade

Cartões amarelos - Neymar (Santos); Jeferson, Marcos, Émerson Nunes (Avaí).

Árbitro - Carlos Eugênio Simon (RS).

Renda - R$ 171.835,00.

Público - 7.141 pagantes.

Local - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).