Esportes

Cruzeiro bate Flamengo, firma-se no topo da tabela

Da Redação ·
 Robert e Fabrício comemoram gol que deu a Vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo
fonte: Juliana Flister/Vipcomm
Robert e Fabrício comemoram gol que deu a Vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo

O Cruzeiro venceu o Flamengo por 1 a 0, passou para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, e se consolidou na zona de classificação para a Copa Libertadores. Logo aos 10min, de jogo, O atacante Robert marcou o gol deu a vitória à equipe mineira na partida disputada no estádio parque do Sabiá, em Uberlândia.

continua após publicidade

Com a vitória, O Cruzeiro se igualou ao Inter com 28 pontos, mas está atrás do rival por ter uma vitória a menos na competição. Mas, como a equipe gaúcha já tem vaga garantida na Copa Libertadores de 2011 por ter sido o campeão do torneio continental neste ano, o time mineiro estaria classificado para a competição.

Derrotado na partida que marcou a estreia do técnico Silas, o Flamengo vê a ameaça do rebaixamento ficar cada vez mais próxima. Com 21 pontos, o time carioca está apenas quatro pontos do Atlético-MG, que hoje seria a primeira equipe que cairia para a Série B.

continua após publicidade

Os dois times voltam a jogar no domingo (5), às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. O Flamengo recebe o Santos no estádio do Maracanã, enquanto o Cruzeiro joga contra o Palmeiras, em São Paulo.

O jogo

O duelo começou aberto com as duas equipes buscando a vitória. Com menos de 5min o Flamengo já havia chegado com perigo duas vezes na defesa celeste, por intermédio do atacante Val Baiano. No entanto, foi o Cruzeiro quem abriu o placar, aos 10min. O armador Montillo avançou pela direita e cruzou para a área. O atacante Thiago Ribeiro chutou duas vezes, mas a zaga rebateu. Na volta, Fabrício chutou de perna esquerda e a bola encontrou Robert, livre na pequena área, para marcar o primeiro gol da partida.

continua após publicidade

O gol animou os donos de casa e o Cruzeiro quase amplia o placar aos 18min. O armador Montillo penetrou pela direita e cruzou para a pequena área. Fabrício não alcançou a bola e Robert, sozinho, arrematou sem direção e desperdiçou a oportunidade. O Cruzeiro mantinha a pressão e dificultava a saída de bola do Flamengo. Em jogada rápida, Thiago Ribeiro escapou pela direita e cruzou para Robert. Na sobra, Montillo tentou marcar, mas o goleiro Marcelo Lomba conseguiu fazer a defesa.

Aos 23min, foi a vez do rubro-negro incomodar a meta de Fábio. Correa recebeu cruzamento sozinho na marca do pênalti, mas não conseguiu concluir. Na sequência, Marcelo Lomba quase complica. O goleiro do Flamengo recebeu bola recuada de Correa e, quando se assustou, já tinha a marcação de Robert, mas a bola foi para a linha de fundo.

O jogo continuou em alta velocidade, com os times marcando forte e tentando a saída rápida para o ataque. Aos 36min, Diego Mauricio recebeu pela esquerda, balançou em cima de Jonathan e soltou a bomba. Fábio, bem colocado, fez a defesa.

continua após publicidade

Aos 41min, o Cruzeiro tramou boa jogada no ataque. Na troca de passes, o volante Henrique encontrou Robert livre, mas o atacante celeste chutou em cima do goleiro Marcelo Lomba.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma postura do primeiro, buscando sempre o ataque. Porém, o primeiro lance de perigo só aconteceu aos 14min. Léo Moura cruzou para a área, mas a bola tomou a direção do gol. Fábio teve que se esticar todo para evitar o empate flamenguista.

continua após publicidade

O Cruzeiro deu a resposta aos 17min. Montillo armou rápido contra-ataque pela direita, passou para Wallyson, mas o atacante, mesmo dentro da área, deu uma pancada longe do gol.

Com o passar do tempo, o Flamengo começou a encontrar dificuldades para organizar as jogadas de meio-campo. Em vantagem no placar, o Cruzeiro mudou a estratégia, fechando na defesa à espera de um contra-ataque. Em um desses lances, o rubro-negro ficou com um jogador a menos, com a expulsão do zagueiro Jean. Thiago Ribeiro partiu em direção ao gol e, na disputa de bola, ficou no chão. Sem hesitar, o árbitro marcou a falta e ainda mostrou o cartão vermelho direto para o beque do Flamengo.

Com a vantagem numérica em campo, o Cruzeiro teve chance de ampliar aos 31min. Wallyson avançou pela direita e cruzou rasteiro para a área. Cara a cara com o goleiro, o lateral esquerdo Diego Renan chutou por cima do gol.

continua após publicidade

À medida que o tempo foi passando, o time celeste se limitava a tocar a bola de um lado para o outro. Aos 43 minutos, o lateral direito Jonathan ainda teve a oportunidade de ampliar o marcador. O ala recebeu livre pela direita, mas chutou para fora.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO-MG 1 x 0 FLAMENGO-RJ

Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Data: 1º de setembro de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Assistentes: Danilo Manis (SP) e Márcio Augusto (SP)
Cartões Amarelos: Diego Renan, Jonathan, Fabrício (Cruzeiro); Correa e Fernando (Flamengo)
Cartão Vermelho: Jean (Flamengo)

Gol: Robert, aos 9min do primeiro tempo (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan; Cláudio Caçapa (Léo), Edcarlos e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Montillo (Roger); Thiago Ribeiro e Robert (Wallyson)
Técnico: Cuca

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Correa, Willians, Renato e Petkovic (Leandro Amaral); Diego Maurício (Christian Borja) e Val Baiano
(Fernando)
Técnico: Silas