Esportes

Fluminense complica chances de fazer melhor campanha da história no primeiro turno

Da Redação ·
 Fluminense pode perder o título do primeiro turne se não vencer o Guarani
fonte: Ueslei Marcelino/Gazeta Press
Fluminense pode perder o título do primeiro turne se não vencer o Guarani

O Fluminense ficou distante de fazer a melhor campanha no primeiro turno desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003. Após o empate contra o Palmeiras por 1 a 1, Tricolor precisa de uma vitória por cinco gols de diferença contra o Guarani, em Campinas, no domingo (5).

continua após publicidade

O Fluminense será campeão Brasileiro?

continua após publicidade

A melhor campanha no primeiro turno pertence ao Grêmio, de 2008, que fez 41 pontos em 19 jogos, número que pode ser alcançado pelos cariocas que tem 38. Em número de vitórias as equipes também podem terminar empatadas (12).

A diferença entre os dois times está no saldo de gols, pois os cariocas têm 17 gols positivos e o Grêmio fechou o primeiro turno de 2008 com 22. Caso o Fluminense faça os cinco tentos, ficaria na frente pelo número de gols feitos (no mínimo 36 contra 35 dos gaúchos).
 

continua após publicidade

No jogo desta quarta-feira (1), os tricolores elogiaram a atuação palmeirense e o técnico Muricy Ramalho lembrou a liderança do Fluminense.

- Foi mérito deles (Palmeiras), a gente sabe que gol pode acontecer assim (em jogadas aéreas). Mas ninguém pode esquecer que o Fluminense é líder. A gente ainda tem uma vantagem, continuamos na liderança. Só lamentamos o fato de que o jogo estava em nossas mãos.

O treinador também reclamou muito do estado do gramado do Maracanã, que passa por obras visando a Copa do Mundo de 2014.

continua após publicidade

- Esse campo está horrível, não sei se desistiram do gramado porque vão fechar para as reformas. O passe não sai preciso. Os dois times erraram demais. Não dá para falar em falta de técnica para Deco, Conca ou Marcos Assunção.

Porém o Fluminense ainda corre o risco de ficar até sem o título simbólico do primeiro turno. Caso não vença os campineiros e o Corinthians vença suas duas partidas (Goiás e Vasco), os paulistas fecharão o primeiro turno em primeiro, porém com 40 pontos, um a menos que a melhor marca do Grêmio.