Esportes

Fluminense e Palmeiras duelam no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro

Da Redação ·

Nos últimos dois anos, o torcedor do Fluminense se dirigiu ao Maracanã para assistir ao duelo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, com uma ponta de inveja do rival paulista. Afinal de contas, o Alviverde disputava o título, enquanto o Tricolor brigava contra o rebaixamento. Contudo, tanto em 2008 quanto em 2009, a equipe carioca venceu e atrapalhou a vida do rival.

continua após publicidade

Agora, líder do Nacional com 37 pontos, o clube das Laranjeiras espera não ter seu caminho dificultado pelo oponente, que está em situação não muito confortável, nesta quarta-feira (1º), às 22h, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

Com 23 pontos e em nono lugar, o Palmeiras respira um pouco mais aliviado depois de vencer o Atlético-MG na última rodada, seu primeiro triunfo fora de São Paulo. Mesmo assim, é difícil dizer que o time comandado por Felipão lutará pelo título, já que a diferença para o Fluminense é de 14 pontos.

continua após publicidade

- A minha briga é dar até o fim do ano ao Palmeiras algo mais do que temos neste momento. No ano que vem, teremos a possibilidade de disputar em igualdade de condições contra equipes mais estruturadas.

Porém, a vantagem do Fluminense é “pequena” se levarmos em conta as duas temporadas passadas.Em 2008, ao se cruzarem pela 31ª rodada no Maracanã, o Palmeiras, então terceiro colocado com 55 pontos, tinha 24 de vantagem para o Tricolor, 17º colocado. No entanto, perdeu por 3 a 0 e despencou para o quinto lugar. Algo semelhante ocorreu em 2009.

continua após publicidade

Líder do Brasileiro com 58 pontos, o Alviverde era favorito diante do Flu, penúltimo colocado com 25 pontos a menos, na 34ª rodada. Entretanto, com gol de Fred, o time das Laranjeiras venceu por 1 a 0 em duelo polêmico, no qual os palmeirenses reclamaram de gol de Obina anulado. De qualquer forma, a equipe paulista perdeu a ponta e sequer chegou à Libertadores, com o Fluminense conseguindo, na última rodada, se livrar de forma dramática do rebaixamento.

continua após publicidade

Com a situação invertida, os cariocas esperam que novamente o fator campo possa fazer diferença. Na partida que deve ser a última do Tricolor no Maracanã, que a partir do dia 6 de setembro fechará completamente para obras, a equipe planeja um triunfo como despedida. O goleiro Fernando Henrique convocou os torcedores e quer apagar a falha diante do São Paulo, no empate da última rodada.

continua após publicidade

- Em 2009 a nossa situação era muito pior e mesmo assim o torcedor nos apoiou. Eles têm sido fundamentais no Maracanã e contamos com o apoio novamente diante do Palmeiras. Eles inovam na arquibancada e nos motivam bastante. Não adianta ir para vaiar.

Em campo, o técnico Muricy Ramalho deverá manter o esquema 4-4-2. Mariano, suspenso, dará lugar a Thiaguinho na lateral direita. O zagueiro Gum retorna e fará dupla com Leandro Euzébio. Na frente, Emerson também volta e faz parceria com Washington. O meia Deco celebrou a notícia.

continua após publicidade

- O Emerson, além de ser um jogador rápido, marca gols, vai para cima e dificulta muito a defesa adversária. Ele realmente está muito bem nesse início dele no Fluminense.

continua após publicidade

Do lado alviverde, a dúvida é o meia Valdívia. Com dores na coxa direita, o chileno viajou ao Rio de Janeiro, mas seu aproveitamento é incerto. O centroavante Kleber torce pela recuperação do Mago.

continua após publicidade

- Ele está otimista, pensando em ajudar o clube ao nosso lado. Contra o Atlético-MG, o Valdívia já teve um desempenho bem melhor, participou mais das jogadas. A gente espera que ele tenha apenas um cansaço normal e esteja em campo normalmente na quarta-feira.

Felipão deverá repetir o esquema 3-5-2. Com ele, ainda está invicto no comando da equipe palmeirense. Se Valdívia não puder atuar, Luan deverá ser o escolhido.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x PALMEIRAS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Paulo Ricardo Silva (RS) e Julio Cesar Rodrigues (RS)

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Thiaguinho, Gum, Leandro Euzébio e Julio César; Diogo, Fernando Bob, Deco e Conca; Emerson e Washington
Técnico: Muricy Ramalho

PALMEIRAS: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Fabrício; Márcio Araújo, Pierre, Edinho, Marcos Assunção e Rivaldo; Valdivia (Luan) e Kleber
Técnico: Luiz Felipe Scolari