Esportes

Seleção Masculina estreia nesta quinta no Pan-Americano de Guadalajara

Da Redação ·
Ginastas da Seleção Brasileira
fonte: Divulgação
Ginastas da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística passou por 10 dias de fortes treinamentos já em Guadalajara, no México, e agora está pronta para a estreia no Campeonato Pan-Americano. Seis ginastas estarão defendendo o país na competição que terá início na próxima quinta-feira (02) e que vale vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2011.

continua após publicidade

Entre eles, o mais experiente é Mosiah Rodrigues, que completa 29 anos no dia de hoje. Mas, além dele, o Brasil contará, neste Pan, com Sérgio Sasaki, Danilo Nogueira, Péricles Silva, Sérgio Eras e Felipe Polato. Todos participam, amanhã (1º), do treino de pódio e o campeonato no masculino começa na quinta (02), com as competições por equipe e individual geral. No feminino, o campeonato terá início na sexta-feira (03), também por equipe e individual geral.

continua após publicidade

Ginasta mais habituado ao clima de ansiedade que antecede uma estreia, Mosiah sabe que sua função no grupo vai além da conquista de resultados. “Sinto que, hoje, minha responsabilidade vai um pouco além do ginásio. Tento segurar a ansiedade dos mais jovens e passar um pouco do que já vivi neste tempo todo competindo. Atualmente encaro isso com naturalidade e tento usar a minha experiência para ajudar a equipe, deixando todos mais focados e tranquilos para que rendam o máximo na competição”, explicou Mosiah.

continua após publicidade

O gaúcho de Porto Alegre está confiante e aposta no grupo que é comandado pelos técnicos Renato Araújo e Marcos Goto. “O primeiro objetivo aqui é classificar a equipe e sei que temos totais condições”, afirmou Mosiah, que também tem suas metas pessoais. “Quero tentar entrar nas finais de cavalo com alças e barra fixa. No último Pré Pan, fui ouro na barra e bronze no individual geral e, claro, quero repetir ou melhorar a atuação”.

Entre os grandes adversários que o Brasil enfrentará neste Campeonato Pan-Americano, o ginasta destaca Estados Unidos, Porto Rico, Colômbia, Cuba e Canadá como os mais fortes. “Acredito que essas serão as cinco Seleções que estarão brigando com a gente pelas primeiras colocações”, confirmou o aniversariante do dia.

continua após publicidade

No período em que estão no México, os ginastas do Brasil realizaram uma avaliação, onde venceram os donos da casa e o Chile. “Treinamos bem desde que chegamos aqui e a competição amistosa foi bastante positiva. Diria que foi um 'ensaio' para a competição oficial”, comentou Mosiah Rodrigues.

continua após publicidade

Um dos treinadores da Seleção Brasileira Masculina, Renato Araújo destaca a importância do foco no objetivo principal do grupo. “Nossa expectativa é, em primeiro lugar, conseguir a vaga para os Jogos de 2011. Vamos buscar fazer uma competição limpa e com bastante união entre todos para fazermos o melhor. Estamos focados na classificação. Se os atletas pegarem finais e tiverem chance de medalha, vai ser outra competição e só vamos pensar nisto depois. Agora é hora de competir bem e classificar”, afirmou Renato.

Além do Brasil, ginastas de outros 21 países estarão na disputa do Campeonato Pan-Americano. Apenas os seis primeiros colocados estarão garantidos nos Jogos de 2011.