Mais lidas
Esportes

Roma marca no fim, bate o Genoa e salva festa de aposentadoria de Totti

.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A festa de aposentadoria de Francesco Totti, 40, esteve a poucos minutos de virar uma enorme frustração para a torcida da Roma. Neste domingo (28), no dia em que a equipe da capital italiana se despediu de um de seus maiores ídolos, o Genoa se mostrou disposto a estragar o clima e segurou um empate até o fim do segundo tempo. Um gol de Perotti aos 44min, contudo, definiu um triunfo por 3 a 2 e "salvou" a homenagem ao camisa 10.

O resultado foi fundamental para a classificação final do Campeonato Italiano 2016/2017. Com a vitória, a Roma chegou a 87 pontos e se manteve na segunda posição do certame nacional -a Juventus já havia conquistado antecipadamente o título. Se o jogo deste domingo tivesse terminado empatado, o vice-campeonato teria parado nas mãos do Napoli, que bateu a Sampdoria por 4 a 2 fora de casa.

Além disso, a segunda posição do Campeonato Italiano mandou a Roma à fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Uefa. O Napoli, terceiro colocado da liga nacional, terá de passar por uma fase eliminatória se quiser ser acomodado em uma das chaves do principal torneio de clubes do continente.

O placar, a classificação e as consequências para a próxima temporada, entretanto, são apenas elementos do que foi o jogo deste domingo. A partida entre Roma e Genoa valeu, acima de tudo, como um adeus ao ídolo Totti. Depois do apito final, além do camisa 10 e do público, atletas que estavam em campo choraram muito.

"Infelizmente, chegou o momento que eu achei que jamais chegaria. Nos últimos dias, li muitas coisas sobre mim. Belas, belíssimas. Chorei sempre, sozinho, em todos os dias. Não dá para esquecer 25 anos assim. Vocês sabem que eu não sou de falar muito, mas eu sinto", disse Totti ainda em campo. O camisa 10 foi homenageado de diversas formas, com direito a placa e presença de parentes, e leu uma carta de agradecimento à torcida da Roma. "Eu ficaria aqui mais 25 anos. Obrigado, Roma", disse.

HOMENAGEM

Todo o protocolo de entrada em campo neste domingo foi revisto. Mais do que uma partida do Campeonato Italiano, o duelo entre Roma e Genoa era uma homenagem a Francesco Totti. O jogador que se despediu da Roma foi homenageado em ações de torcedores (cartazes e gritos, por exemplo), protagonizou o pré-jogo e se emocionou antes mesmo de a bola rolar.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber