MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

São Paulo deixou a posse de bola com o Palmeiras e deu certo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A mudança de estratégia do São Paulo na vitória contra o Palmeiras foi marcante: o time recuou, entregou a posse de bola para o adversário e se concentrou em marcar atrás da linha da bola. Deu certo. Os palmeirenses não co

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2017, 11:15:07 Editado em 28.05.2017, 11:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A mudança de estratégia do São Paulo na vitória contra o Palmeiras foi marcante: o time recuou, entregou a posse de bola para o adversário e se concentrou em marcar atrás da linha da bola. Deu certo. Os palmeirenses não conseguiu jogar e foi derrotado por 2 a 0 no Estádio do Morumbi.

continua após publicidade

Duas estatísticas evidenciam essa mudança: o São Paulo, que costuma ter mais posse de bola que os adversários, ficou com média de apenas 42% dessa vez. O Palmeiras teve 58% e trocou muito mais passes que o Tricolor: 546 contra 295. Mas a maioria desses toques foi inútil, apenas entre defensores palmeirenses, que não conseguiram levar o time para o ataque.

Na temporada, a estratégia de ter mais posse de bola não estava dando certo no São Paulo. Basta lembrar que, contra o Defensa y Justicia, no Morumbi, o time teve 65% de posse de bola e trocou 505 passes, mas acabou eliminado da Copa Sul-Americana. Em outra eliminação, contra o Corinthians, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista, o filme se repetiu: o São Paulo teve 62% de posse de bola no Morumbi, trocou 558 passes, mas perdeu por 2 a 0.

continua após publicidade

Os jogadores elogiaram a nova estratégia de Rogério Ceni. Cícero inclusive comemorou a mudança: "desde o começo do ano a gente fez um jogo envolvente e não ficava feliz. Dessa vez a gente deu a bola para o adversário e quem saiu feliz fomos nós".

O técnico revelou uma curiosidade sobre a estratégia: disse que treinou o São Paulo inspirado no técnico adversário, Cuca, com quem ele trabalhou em 2005. E elogiou como o time soube se manter mais recuado que o normal.

"O que mais me chamou a atenção é que a maneira como treinei essa semana, aprendi com o Cuca, como ele montava a equipe, de trás para frente. Soubemos nos defender com pressão média e baixa e empurrar eles quando preciso. Soubemos ficar atrás da linha da bola".

Porém, todo esse sucesso não significa que Ceni vai usar sempre essa estratégia: "depende da equipe que a gente vai enfrentar. Do adversário". O importante para ele é que o São Paulo ganhou uma variação tática para alguns jogos importantes no futuro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "São Paulo deixou a posse de bola com o Palmeiras e deu certo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!