MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Compacto, estádio corintiano promete ser um caldeirão

Sonho antigo do Corinthians, o estádio que será construído em Itaquera (zona leste de São Paulo) promete deixar o torcedor, literalmente, mais perto do time. De concepção europeia, a arena será compacta para gastar menos dinheiro. Quem ficar na primeir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2010, 09:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sonho antigo do Corinthians, o estádio que será construído em Itaquera (zona leste de São Paulo) promete deixar o torcedor, literalmente, mais perto do time. De concepção europeia, a arena será compacta para gastar menos dinheiro. Quem ficar na primeira fila na parte central estará a apenas sete metros dos atletas. Já atrás dos gols, a visibilidade também é muito boa: cerca de dez metros do espetáculo.

continua após publicidade

Em formato quadrangular, o estádio terá 65% dos lugares com visão considerada ótima pela Fifa - o restante está dentro do recomendável. Ao redor do campo, grades metálicas não obstruem a visão do espectador e podem ser dobradas para frente, para evitar problemas em caso de tumulto nas arquibancadas. A construção, que vai aproveitar o desnível do terreno, permitirá ao torcedor chegar pela parte de cima. Serão poucos os lugares em que a torcida terá de subir escadas para se acomodar.

continua após publicidade

O projeto é de dois escritórios de arquitetura do Rio de Janeiro, o Coutinho, Diegues e Cordeiro, e o DDG. Também foi feita parceria com o escritório alemão Werner Sobek, que fez cálculos estruturais na Alemanha e ficou responsável pela tecnologia de sustentabilidade e racionalidade de energia. O teto é fixo, com perfil aerodinâmico calculado em túnel de vento. Assim, além das razões estéticas, é bem leve e barato. É muito comum em estádios a falta de vento no gramado, que faz com que a grama apodreça.

continua após publicidade

Na arena corintiana, esta foi a forma encontrada para permitir a circulação de ar bem equilibrada e também refrescar os torcedores, principalmente no verão. As obras vão ocorrer em um terreno cedido há cerca de 30 anos ao Corinthians, que tem a concessão por mais 60.

O projeto foi feito inicialmente para 70 mil pessoas, segundo solicitação do Corinthians. Mas a capacidade atual é de 48.234 lugares. A ideia do presidente Andrés Sanchez era que o estádio pudesse crescer nos anos seguintes, de acordo com a demanda da torcida e do crescimento vegetativo da cidade. Tudo seria feito por módulos, para acompanhar esse movimento da Fiel. Mas com a necessidade de usar o estádio para a abertura da Copa do Mundo em 2014, os planos tiveram de ser acelerados. O custo vai aumentar e a discussão será se o aumento do público atrás dos gols para o torneio será definitivo ou provisório. Isso será definido nos próximos dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Compacto, estádio corintiano promete ser um caldeirão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!