Mais lidas
Esportes

Chapecoense é punida pela Conmebol e fica sem chances na Libertadores

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Chapecoense foi punida com a perda de três pontos pela Conmebol (Confederação Sul-Americana) nesta terça-feira (23) e ficou sem chances de obter a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. A informação foi confiada pela entidade.

Assim que recebeu a informação, o clube catarinense afirmou que vai recorrer da decisão. A equipe terá sete dias para recorrer ao Comitê de Apelações da Conmebol.

O clube catarinense foi julgado pelo tribunal da entidade após escalar o zagueiro Luiz Otávio na vitória sobre o Lanús por 2 a 1, na última quarta-feira (17), pela penúltima rodada do Grupo 7 do torneio sul-americano. 

De acordo com a Conmebol, o jogador teria que cumprir suspensão em virtude da punição de três jogos recebida após ser julgado pela expulsão contra o Nacional, dia 24 de abril, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. A Chapecoense, porém, alega que não foi avisada do julgamento e da pena ampliada. 

O clube afirma que só tomou conhecimento através do delegado da partida quando faltavam dois minutos para os os jogadores entrarem em campo diante do Lanús. A equipe teria sido avisada que Luiz Otávio teria que cumprir mais dois jogos de suspensão -cumpriu um contra o Atlético Nacional, no dia 10 de maio, pela final da Recopa Sul-Americana 

Inconformado por ter sido avisado em cima da hora, o presidente da equipe catarinense, Plínio David de Nês, o Maninho, assumiu a responsabilidade e deixou o jogador ser escalado.

A Conmebol diz que comunicou a CBF sobre a suspensão no dia 10 de maio. No mesmo dia, a CBF afirma que avisou da punição a Luiz Otávio por três partidas a FCF (Federação Catarinense de Futebol), que diz ter comunicado o clube. 

Com a perda dos três pontos, a Chapecoense fica sem chances de classificação para a próxima fase da Libertadores. O time soma quatro pontos e está na lanterna do Grupo 7, que tem o Nacional na liderança com oito pontos. O argentino Lanús soma sete, enquanto o Zulia tem cinco pontos. 

Lanús e Nacional se enfrentam nesta terça-feira (23), no Uruguai. Já a Chapecoense precisa vencer o time venezuelano, em jogo marcado para 19h30, em Chapecó, para garantir vaga na Copa Sul-Americana. 

O clube catarinense é o atual campeão da Sul-Americana. No ano passado, a equipe foi declarada pela Conmebol como campeã do torneio uma semana após o voo da LaMia que transportava a delegação para Medellín, local do primeiro jogo da decisão, se chocar com um morro. No acidente, 71 pessoas morreram, incluindo 19 jogadores e 24 membros da delegação 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber