MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

ATUALIZADA - Mineirinho é campeão da etapa de Saquarema do Mundial de surfe

GUILHERME SETO E ADRIANO VIZONI, ENVIADOS ESPECIAIS SAQUAREMA, RJ (FOLHAPRESS) - Nesta quarta-feira (17), Adriano de Souza, o Mineirinho, 30, emendou uma sequência de baterias avassaladoras, eliminou Joel Parkinson, Yago Dora e Adrian Buchan, e tornou-se

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2017, 15:05:08 Editado em 17.05.2017, 15:05:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME SETO E ADRIANO VIZONI, ENVIADOS ESPECIAIS

continua após publicidade

SAQUAREMA, RJ (FOLHAPRESS) - Nesta quarta-feira (17), Adriano de Souza, o Mineirinho, 30, emendou uma sequência de baterias avassaladoras, eliminou Joel Parkinson, Yago Dora e Adrian Buchan, e tornou-se campeão da etapa de Saquarema do Mundial de Surfe. Com aproveitamento de 100%, as maiores nota individual (9,83) e combinada (18,50) do evento, ele não deu brecha para qualquer contestação e levou o título com sobras.

Com os 10.000 pontos que conseguiu, Mineirinho tornou-se vice-líder do ranking, empatado com o sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright, ambos eliminados nas quartas de final em Saquarema. Eles têm 24.400 pontos e seguem na cola do líder, o havaiano John John Florence, que foi eliminado na terceira rodada no Rio e tem 27.000.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira (17), ele superou a "zebra" australiana Adrian Buchan na final por 17,63 a 17,23. Buchan tentou mostrar resistência e uma nota 9,20 que conseguiu ao longo da rodada chegou a assustar. Mineirinho respondeu, então, com uma sequência de "floater" (quando o surfista desliza sobre a crista da onda) e quatro "rasgadas" (quando vai em direção à crista da onda e muda rapidamente de direção) para conseguir 9,80 e garantir a conquista.

A despeito de ter sido campeão mundial em 2015, Mineirinho tem perfil mais reservado e só caiu nas graças da torcida nas últimas baterias. Quando ele venceu, as milhares de pessoas na praia de Itaúna foram ao delírio, cantando seu nome e aplaudindo-o. O atleta foi às lágrimas ainda no mar.

O surfista brasileiro foi constante durante toda a etapa. Na primeira rodada, despachou os compatriotas Jadson André e Wiggolly Dantes e ganhou alguns dias de descanso enquanto os demais disputavam a repescagem. Na terceira, eliminou o também brasileiro Ian Gouveia. Na seguinte, jogou Wiggolly e Gabriel Medina para a repescagem, e conseguiu mais alguns dias de repouso -antes da competição, Mineirinho se queixava de cansaço após as etapas na Austrália.

continua após publicidade

A partir das quartas de final, ele passou pelos adversários com performances avassaladoras, desanimando-os logo no início das baterias. Contra o campeão mundial Joel Parkinson, colocou-o combinação -a "goleada" do surfe, quando o adversário fica precisando de mais de dez pontos, ou seja, duas ótimas ondas, para empatar. E o percentual de acerto do brasileiro foi muito grande: em sua primeira onda, conseguiu 8,67; na segunda, o 9,83. Parkinson fechou a bateria com 11 pontos.

Na sequência, enfrentou Yago Dora. Em um mar de poucas ondas no horário, conseguiu notas 9,57 e 8,40, somou 17,97 e eliminou o garoto que foi sensação do campeonato ao eliminar os campeões John John Florence, Gabriel Medina e Mick Fanning. Dora terminou a bateria com 11,97. A experiência de Mineirinho foi fundamental na bateria. Ele escolheu as melhores ondas e fez uso inteligente da prioridade, impedindo o adversário de pegar ondas que possibilitassem reação.

Com o título, Mineirinho chegou a sete vitórias em etapas do Circuito Mundial: Mundaka (ESP), 2009; Rio, 2011; Peniche (POR), 2011; Bells Beach (AUS), 2013; Margaret River (AUS), 2015; Pipeline (HAV), 2015), empatando com o compatriota Gabriel Medina, também campeão mundial.

continua após publicidade

COMPATRIOTAS

A despeito do brilho de Mineirinho, os demais brasileiros do Circuito Mundial decepcionaram em Saquarema. Filipe Toledo (6º) cometeu interferência contra o americano Kanoa Igarashi, foi eliminado na terceira rodada e ainda tentou invadir a sala dos juízes. Por isso, foi suspenso da próxima etapa, em Fiji, e terá a temporada prejudicada em termos de pontos.

Gabriel Medina não esteve em seus melhores dias, oscilou de rendimento, reclamou bastante das ondas de Saquarema e foi eliminado na quinta rodada após derrota para Yago Dora, e não deve variar muito da 11ª posição que atualmente ocupa no ranking.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Mineirinho é campeão da etapa de Saquarema do Mundial de surfe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!