Esportes

Obras de estádio corintiano só deverão começar em 2011

Da Redação ·
Se o prazo mínimo for cumprido, o estádio estaria apto a ser uma das sedes da Copa das Confederações, prevista para junho de 2013
fonte: globoesporte.globo.com
Se o prazo mínimo for cumprido, o estádio estaria apto a ser uma das sedes da Copa das Confederações, prevista para junho de 2013

O anúncio oficial deverá ser feito apenas na terça-feira, na festa do centenário no Salão Nobre do Parque São Jorge. Mas ninguém esconde mais que o estádio do Corinthians em Itaquera está saindo do papel. As obras de construção, no entanto, começarão somente no próximo ano. Os trabalhos de terraplenagem estão sendo feitos na área onde fica o Centro de Treinamento do clube, com oito tratores trabalhando a todo vapor, segundo o próprio presidente corintiano Andrés Sanchez. Mas para levantar as arquibancadas e o restante também existe todo um trâmite burocrático.

continua após publicidade

Quando o terreno estiver pronto e a burocracia tiver liberado a documentação para o início das obras, os operários terão de 24 a 30 meses de trabalho. Se o prazo mínimo for cumprido, o estádio estaria apto a ser uma das sedes da Copa das Confederações, prevista para junho de 2013.

continua após publicidade

Especialistas avaliam que o campo deveria ficar pronto até fevereiro daquele ano para poder ser testado com calma antes do torneio que é uma espécie de prévia da Copa do Mundo e que deve ter de quatro a seis sedes. A maior aposta do Corinthians é com a parceira Odebrecht. Com experiência no ramo, a construtora já terá iniciado suas obras na Fonte Nova, em Salvador; no Maracanã, no Rio de Janeiro; e na Arena Recife.

continua após publicidade

Assim, terá passado por erros e acertos, o que poderia tornar o projeto do Corinthians mais acelerado, com prazos comprimidos. Muitos sonham que o estádio possa ser inaugurado em 2012, mas os envolvidos preferem não trabalhar com esta data no cronograma oficial.

O terreno que pertence ao Corinthians tem aproximadamente 198 mil metros quadrados. Nele haverá o estádio, área de convivência e estacionamento para 2.200 carros. Logo ao lado do terreno existe um espaço de 90 mil metros quadrados que é da prefeitura. Há espaço para mais 3.000 vagas de estacionamento, mas essas conversas ainda não foram feitas entre o clube e o governo municipal. Vale informar que, para a Copa do Mundo, a Fifa sempre prefere o uso de transportes coletivos para a chegada ao estádio a fim de não congestionar as vias de acesso.

continua após publicidade

O Corinthians já tinha tudo acertado para fazer o estádio para 48 mil pessoas. Só que para ter a abertura da Copa, terá de ampliar essa capacidade. A discussão é sobre quem vai bancar esse custo adicional, pois o Corinthians não tem interesse em arcar com isso. O governo paulista avisou que não dará um centavo. Assim, a Fifa deve ajudar, como fez em outras Copas.