MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Grêmio liga alerta para altitude no Chile e torce por clima favorável

JEREMIAS WERNEK PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - A altitude de Calama, no deserto chileno, preocupa o Grêmio para o jogo diante do Deportes Iquique, pela quinta rodada do grupo 8 da Libertadores. Os efeitos do ar ao pé da cordilheira dos Andes, as dime

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.05.2017, 08:55:08 Editado em 02.05.2017, 08:55:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JEREMIAS WERNEK

continua após publicidade

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - A altitude de Calama, no deserto chileno, preocupa o Grêmio para o jogo diante do Deportes Iquique, pela quinta rodada do grupo 8 da Libertadores. Os efeitos do ar ao pé da cordilheira dos Andes, as dimensões do gramado e até o clima surgem como aspectos que o time gaúcho passa a considerar para o jogo que pode carimbar vaga nas oitavas de final.

A preocupação recai especialmente sobre a atuação dos goleiros. A ideia é realizar testes com a bola para organizar estratégia e orientação específica a Marcelo Grohe.

continua após publicidade

"A forma de trabalhar em alturas maiores ou menores não muda muito. Vamos tentar fazer tiros de longa distância para ver como a bola se porta. A reação até chegar ao goleiro", conta Rogério Godoy, treinador de goleiros do Grêmio. "Vamos realizar exercícios de cruzamentos e tiros de longa distância para ver a velocidade da bola, especialmente", completou.

Capital da província de El Loa, na região de Antofagasta, Calama recebe o Grêmio por um convênio do Iquique com a prefeitura local. O estádio do clube não tem capacidade mínima para receber as partidas da Libertadores.

Assim, o time de Porto Alegre terá de encarar os 2.264 metros acima do nível do mar. Se o jogo fosse marcado para Iquique, a altitude seria quase nula: 30 metros acima do nível do mar.

continua após publicidade

"A gente vai conhecer o gramado na véspera do jogo, isso ajuda bastante. A previsão do tempo também ajuda. Conforme o clima, vamos poder nos ambientar mais", explica Godoy.

O clima, aliás, é um fator que não será desconsiderado. Por mais que chuva ou vento não interfiram diretamente nos efeitos da altitude, a umidade é vista como aliada para uma melhor adaptação as específicas características da região.

"O tempo úmido pode ajudar mais, seria mais prazeroso. Não altera a velocidade da bola, mas o clima úmido seria melhor para trabalhar", aponta Rogério Godoy.

O Grêmio enfrenta o Deportes Iquique-CHI na quarta-feira (3), às 19h30 (Brasília). Com um empate, o time garante classificação às oitavas de final. Se vencer, continua na briga pela melhor campanha da fase de grupos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Grêmio liga alerta para altitude no Chile e torce por clima favorável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!