Esportes

Botafogo busca classificação antecipada às oitavas da Libertadores

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Botafogo terá mais uma ‘final’ nesta terça-feira (2) pela Taça Libertadores. A equipe alvinegra enfrentará o Barcelona de Guayaquil (EQU), às 21h45, no Engenhão, em confronto válido pela quarta rodada da fase de grupos da competição.

A partida poderá definir a classificação de uma das equipes às oitavas de final do torneio, por isso o status de decisão. Os dois times possuem sete pontos e dividem a liderança do grupo 1. Caso o Atlético Nacional (COL) vença o Estudiantes (ARG) atuando em casa neste mesmo dia, a equipe que triunfar no jogo no Rio estará garantida na próxima fase da Libertadores.

No último dia 20, o Botafogo enfrentou este mesmo adversário no Equador. A equipe alvinegra teve uma boa atuação e garantiu um empate em 1 a 1. Ainda assim, o técnico Jair Ventura pediu concentração de seus comandados diante dos equatorianos e conteve as expectativas para o confronto em casa. “A ansiedade não pode atrapalhar. Temos que aproveitar esse clima leve que a torcida está nos proporcionando e ter inteligência para atacar. A gente tenta por vezes não colocar muito peso, mas ao mesmo tempo temos uma responsabilidade. O próximo jogo é mais uma decisão. Trabalhar em clube grande é assim. Temos a oportunidade da vaga, mas talvez vencendo não estaremos classificados e perdendo não é o fim do mundo. Temos que ter equilíbrio e buscar uma vitória.”

O treinador alvinegro não poderá contar com o volante Bruno Silva, que cumpre suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo. Contudo, Ventura não deverá escalar um substituto da mesma posição.

O Botafogo deverá ir a campo com três atacantes - Guilherme, Rodrigo Pimpão e Sassá - , em uma formação mais ofensiva se comparada as anteriores com quatro jogadores no meio de campo e dois no ataque. Outro desfalque será o meia Montillo, ainda em recuperação.

"Passa muita coisa na cabeça, inclusive essa opção [Guilherme e Sassá titulares]. Acho que vocês [jornalistas] acompanham bem, então não deve ter muita surpresa. O time está bem desenhado", acrescentou o técnico do Botafogo.

Já o Barcelona está desfalcado por quatro jogadores. O meia Matías Oyola, o volante Marcos Caicedo e o atacante Ely Esterilla se recuperam de lesão. Além deles, o meio-campista Damián Díaz não atuará por estar suspenso; ele cuspiu em um jogador do Atlético Nacional, na estreia no torneio, e só retornará na sexta rodada.

BOTAFOGO

Gatito Fernández, Emerson, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Airton, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão, Guilherme e Sassá. Técnico: Jair Ventura

BARCELONA

Máximo Banguera; Valencia, Darío Aimar, Xavier Arreaga, Pineida; Gabriel Marques, Calderón; José Ayoví, Christian Alemán; Érick Castillo, Jonatan Álvez. Técnico: Guillermo Almada

Estádio: Engenhão, no Rio

Juiz: Mario Díaz de Vivar (PAR)