Esportes

Platini refuta uso da tecnologia no futebol

Da Redação ·

O presidente da Uefa, Michel Platini, ainda acredita que o uso de vídeos não é necessário para ajudar os juízes, alegando que a utilização de um quinteto de arbitragem deve ser suficiente para detectar uma falta, um toque com a mão ou se a bola cruzou a linha do gol.

continua após publicidade

Graves erros de arbitragem cometidos na Copa do Mundo levaram a um furor em todo o mundo e reforçaram os pedidos para aplicação e uso de recursos tecnológicos no futebol. Mas Platini disse que o quinteto de arbitragem, utilizado na última Liga Europa e que será usado nesta Liga dos Campeões, provará que ele está certo.

continua após publicidade

"Para mim, a arbitragem com cinco é muito, muito boa solução, e eu sempre vou defendê-la e com muito força que eu acredito que é a única solução", disse Platini nesta quinta-feira. "Em termos de tecnologia, eu sou muito comedido porque eu acredito

que se você tiver um árbitro adicional, ele pode ver tão bem como a tecnologia".

continua após publicidade

Platini queria que o sistema de cinco árbitros fosse utilizado durante as Eliminatórias da Eurocopa de 2012, mas disse que a Fifa recusou. Ele acredita que com mais árbitros, menos erros serão cometidos nesta temporada. Na Liga dos Campeões, serão usado um assistente atrás de cada meta, os dois bandeiras e o árbitro.

"Olhos sempre funcionam e sempre trabalham, então eu sou favorável a testar a experiência de saber se o árbitro viu se a bola entrou ou não", disse Platini. "Vamos esperar e ver como trabalham antes de ver se a tecnologia na linha do gol é muito importante".