Esportes

Contra Costa do Marfim, Brasil quebra sequência de derrotas

Da Redação ·

Depois de perder consecutivamente para Argentina, Espanha, França e Austrália, a seleção brasileira masculina de basquete finalmente voltou a vencer em sua preparação para o Mundial da Turquia. Diante da Costa do Marfim, a equipe de Rubén Magnano triunfou com o placar de 95 a 54.

continua após publicidade

A partida foi válida pelo Torneio amistoso de Villeurbanne, em Lyon (França). Nesta terça-feira (24), a equipe verde-amarela terá pela frente a seleção da casa, às 15h30 (horário de Brasília). A estreia no Mundial da Turquia está programada para o sábado, contra o Irã, no mesmo horário.

continua após publicidade

Enfrentando um rival fraco, o técnico decidiu poupar o ala/pivô Anderson Varejão, que sofreu uma entorse leve no tornozelo direito no duelo contra os espanhóis, na terça-feira passada. O quinteto inicial mais uma vez foi formado por Leandrinho, Tiago Splitter, Guilherme Giovannoni, Marcelinho Huertas e Alex Garcia.

continua após publicidade

Ao contrário da partida contra a Austrália, no domingo, desta vez os brasileiros contiveram o ímpeto dos arremessos de longa distância. Foram 24 tentativas, com um aproveitamento bem superior: 46% - para efeito de comparação, contra a equipe da Oceania, foram 32 arremessos, com apenas sete convertidos (22%).

Bem mais agressivo que nas outras partidas da preparação, Leandrinho foi o cestinha do jogo, com 20 pontos. Marcelinho Machado apareceu na sequência, com 18, e oito rebotes. Marcelinho Huertas, por sua vez, foi o destaque nos passes, com oito assistências.

continua após publicidade

O jogo

continua após publicidade

Apesar do bom resultado, o Brasil começou muito mal contra os africanos, que nos primeiros minutos chegaram a abrir 7 a 0 no placar. Aos poucos, os erros foram diminuindo e, graças ao contra-ataque, a equipe verde-amarela equilibrou a partida e tomou a frente.

continua após publicidade

Os marfinenses ainda chegaram a retomar a ponta no segundo quarto, quando Herve Lamizana roubou uma bola de Marcelinho Huertas e fez 23 a 21. O lance serviu para acordar o Brasil, que embalou uma sequência de 17 pontos consecutivos e foi para o intervalo com 40 a 24 no placar.

Na volta, os jogadores brasileiros estavam ainda melhores e não tinham dificuldades para aumentar a diferença. A Costa do Marfim então passou a apelar para a violência e quem mais sofreu foi Marcelinho Machado, que caído no chão, levou um pisão na cabeça dado por Eric Tape.

continua após publicidade

Arrependido, o rival pediu desculpas logo na sequência, mas Marcelinho respondeu na quadra, encestando uma bola de três em seu primeiro lance após o ocorrido. O jogador do Flamengo, aliás, fez um ótimo trabalho defensivo diante de um ataque que no domingo (21) meteu 66 pontos na França.

O último quarto de jogo foi quase uma disputa entre os brasileiros para tentar chegar ao centésimo ponto. Não foi possível, mas ainda assim o êxito foi importante para dar de volta um pouco de moral ao time às vésperas do Mundial.

Copyright 1998-2008 GazetaEsportiva.net