Esportes

Se punida, Ferrari ameaça ir à Justiça

Da Redação ·
A Ferrari ameaçou recorrer à Justiça Comum se for punida pela marmelada no GP da Alemanha, em julho
fonte: Arquivo TN Online
A Ferrari ameaçou recorrer à Justiça Comum se for punida pela marmelada no GP da Alemanha, em julho

A Ferrari ameaçou recorrer à Justiça Comum se for punida pela marmelada no GP da Alemanha, em julho, quando obrdenou a Felipe Massa que abrisse passagem para que seu companheiro Fernando Alonso vencesse a prova.

continua após publicidade

A equipe foi multada em R$ 180 mil (US$ 100 mil) pela manobra, mas houve recurso, que será julgado na semana que vem. A equipe corre até o risco de ver os dois pilotos desclassificados da prova, perdendo a pontuação conquistada, além de ser proibida de disputar outras corridas até o fim da temporada.

continua após publicidade

Segundo o jornal italiano Gazzetta Dello Sport, a escuderia deverá realizar uma ação semelhante à do ex-chefe de equipe da Renault Flavio Briatore, que foi banido da Fórmula 1 após ordenar ao brasileiro Nelsinho Piquet que saísse da prova para dar vantagem ao próprio Alonso, no GP de Cingapura de 2008, mas, ao ir à Justiça Comum, reverteu a pena em uma suspensão temporária.

continua após publicidade

O ex-presidente da FIA Max Mosley afirmou que tanto a equipe italiana como os seus dois pilotos deveriam perder os pontos pela troca de posição. Na ocasião, no GP da Alemanha, Massa liderava a prova, mas cedeu a primeira posição a Alonso após ordem vinda dos boxes.

Em sua defesa, a Ferrari vai alegar que não deu nenhuma ordem expressa, apenas avisou a Massa que ele tinha menos velocidade que Alonso e poderia ser ultrapassado. O piloto brasileiro, no entanto, admitiu que seguiu ordens e que fez um trabalho de equipe que qualquer outro piloto faria - embora, na prova seguinte, o GP da Hungria, tenha ditado que não deixaria mais Alonso passar.

continua após publicidade

A F-1 volta neste domingo (29), com o GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada, depois de quatro semanas de paralisação. A Ferrari ainda está longe na briga pelo título: Fernando Alonso é o quinto no Mundial, com 141 pontos, e Massa o sexto, com 97, conta 161 do australiano Mark Webber, da Red Bull.

Copyright 1998-2008 GazetaEsportiva.net