MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Nova Fifa diz que campeões mundiais de clubes são a partir de 2000

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A nova Fifa, sob administração do presidente Gianni Infantino, manteve a postura de considerar campeões mundiais os vencedores dos torneios realizados a partir de 2000, no formato atual do Mundial de Clubes. Em um comunica

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2017, 20:45:29 Editado em 27.01.2017, 20:50:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A nova Fifa, sob administração do presidente Gianni Infantino, manteve a postura de considerar campeões mundiais os vencedores dos torneios realizados a partir de 2000, no formato atual do Mundial de Clubes. Em um comunicado ao jornal "Estado de S. Paulo", a entidade esclareceu seus critérios, não reconhecendo o status de mundial os títulos de Palmeiras em 1951 ou dos demais clubes brasileiros que venceram os confrontos intercontinentais entre campeões da Liga dos Campeões (ou seu equivalente) e Libertadores antes da entidade assumir a organização.

continua após publicidade

Política, a entidade não ignora as conquistas de Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo, São Paulo e outros clubes do mundo entre 1950 e 2004, mas desqualifica os títulos intercontinentais como oficiais. Essa mesma postura ocorreu em 2014, quando a Fifa, ainda presidida por Joseph Blatter, respondeu a um questionamento do UOL Esporte.

"A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental", diz o comunicado ao "Estado".

continua após publicidade

"Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes das Fifa, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes", definiu.

De acordo com a Fifa, os brasileiros campeões mundiais de forma oficial são: São Paulo em 2005, o Internacional em 2006, e o Corinthians em 2000 e 2012. Porém, somando Fifa e Copa Intercontinental, o tricolor paulista é o maior vencedor de Mundiais, com três títulos, sendo dois deles no antigo intercontinental (1992 e 1993). Santos e Corinthians têm dois, sendo que os títulos do clube do litoral paulista datam de 1962 e 1963. Flamengo e Grêmio conquistaram a taça em 1981 e 1983, respectivamente.

O Grêmio foi o primeiro clube a se pronunciar sobre o tema. "Essa situação não nos retira nada do título. A disputa foi intercontinental, era a modalidade que existia na época. Sempre se vendeu como uma final interclubes, era o mundial que existia, só não era patrocinado pela Fifa, o que não faz diferença alguma. Não muda em nada o sentimento dos gremistas quanto a nossa conquista de 1983", disse o presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior, ao UOL Esporte.

O Flamengo, por sua vez, disse em contato com o UOL que "o posicionamento da Fifa não muda os fatos: o Flamengo é campeão mundial de 1981, assim como é o campeão brasileiro de 1987". E o São Paulo, bi da antiga versão em 1992 e 1993 e campeão da nova em 2005, disse que "não irá se manifestar".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Nova Fifa diz que campeões mundiais de clubes são a partir de 2000"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!