Esportes

Botafogo vence o Avaí e encosta nos líderes

Da Redação ·

Em uma disputa entre o terceiro e o quarto colocados do Campeonato Brasileiro, o Botafogo derrotou o Avaí por 1 a 0 na noite deste sábado (21), no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela 15ª rodada da competição. O confronto foi mais difícil do que o esperado para os cariocas, uma vez que os catarinenses atuaram com uma formação mista devido ao desgaste da maratona de jogos.

continua após publicidade

Mas Fábio Ferreira fez o gol salvador, que levou o Botafogo ao terceiro lugar com 24 pontos, dois a mais que o rival, que deixou a zona de classificação para a Libertadores depois da vitória do Ceará sobre o Grêmio.

continua após publicidade

Empurrado pela sua torcida o Botafogo tomou a iniciativa do confronto, enquanto o Avaí, sem poder de criação por conta da série de desfalques, adotava a estratégia de congestionar o meio-de-campo para evitar as arrancadas de Maicosuel. Porém, foi em uma jogada do atacante que o Alvinegro deu o primeiro chute, quando Somália aproveitou rebote e bateu para Emerson salvar, aos dois minutos.

continua após publicidade

Apesar de mais posse de bola, o Botafogo tinha dificuldades de furar o bloqueio defensivo dos catarinenses. Tanto que só veio a assustar novamente aos 18min, quando Marcelo Mattos acertou o travessão ao tentar cruzar. Além de congestionar o meio, o Avaí abusava das faltas para conter a habilidade dos cariocas. Acabou castigado aos 32min. Maicosuel cobrou falta e Fábio Ferreira escorou no canto esquerdo do goleiro Renan, que nada pôde fazer para evitar a abertura do placar.

O Avaí assustou dois minutos depois do gol, quando Leandro Bonfim cobrou falta e o goleiro Jéfferson cedeu escanteio. Na última chance do primeiro tempo, Herrera recebeu pelo lado direito e cruzou, mas Marcelo Cordeiro cabeceou para fora.

continua após publicidade

Uma cobrança de falta de Marcelo Cordeiro, à esquerda de Renan, aos 8min, dava a impressão de que o Botafogo dominaria com tranquilidade o segundo tempo. Mas não foi isso que se viu. O Glorioso recuou e permitiu que o Avaí assumisse o controle das ações. A estratégia alvinegra quase foi castigada aos 21min, quando Sávio cobrou escanteio, Gabriel cabeceou, Jéfferson deu rebote e o mesmo Gabriel chutou para Marcelo Cordeiro salvar em cima da linha. O Botafogo tentou responder dois minutos depois, quando Renato Cajá chutou para fora, assustando os visitantes.

continua após publicidade

O Botafogo então voltou a adiantar a sua linha e o jogo ficou aberto, com boas chances dos dois lados. Aos 26min, Somália chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e assustou Renan. Três minutos depois Marcos cruzou e Vandinho chutou para Jéfferson defender. Aos 31min, Maicosuel bateu cruzado e Gabriel impediu o complemento certeiro de Jobson.

continua após publicidade

Nos minutos finais o Botafogo, em contra-ataques, ainda desperdiçou a chance de ampliar em contra-ataques, que terminaram em chutes de Marcelo Mattos e Caio para fora.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 19h30min(de Brasília). O Botafogo recebe o Ceará, novamente no Engenhão. Já o Avaí encara o Internacional no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC).

continua após publicidade

Antes do jogo a diretoria do Botafogo promoveu uma homenagem ao ex-atacante Jairzinho, conhecido como Furacão da Copa do Mundo de 1970. Uma estátua do ex-artilheiro foi erguida no Engenhão, seguindo a tradição do Alvinegro, que já homenageou da mesma forma Mané Garrincha e Nilton Santos. Presente ao evento, Jairzinho se emocionou.

- Só tenho a agradecer essa homenagem. Fui criado no Botafogo e tudo que vem da família botafoguense me deixa feliz. Não tenho palavras para descrever a minha emoção.

Quem também esteve presente no Engenhão foi o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que acompanhou o encontro, como vem fazendo em vários jogos deste Campeonato Brasileiro.