Esportes

Richard Malka busca o seu quinto acesso no futebol

Da Redação ·
 Malka está no Roma desde o início da Divisão de Acesso
fonte: Arquivo TN
Malka está no Roma desde o início da Divisão de Acesso

O técnico Richard Malka, 36 anos, poderá conquistar neste domingo, às 15h15, no Estádio Bom Jesus da Lapa, na partida entre Roma Esporte Apucarana e Foz do Iguaçu pela última rodada da Segunda Divisão do Paranaense, o seu quinto acesso trabalhando no futebol profissional, o primeiro atuando como treinador. Para conseguir este objetivo, a equipe apucaranense precisa conquistar os três pontos.

continua após publicidade

Formado em educação física em 1995, pela Universidade de São Paulo (USP), Malka conquistou quatro acessos trabalhando como preparador físico, sendo dois no Paraná e dois no Estado de São Paulo.

continua após publicidade

Em território paranaense atuando na Adap, de Campo Mourão, ele subiu da Terceira para a Segunda Divisão de 2002 para 2003 e na sequência pela mesma agremiação conseguiu o acesso para a Série Ouro de 2004.

continua após publicidade

Em 2005, trabalhando no Grêmio Barueri (hoje Grêmio Prudente) foi campeão e consequentemente obteve a ascensão no Campeonato Paulista da Série A-3 para a Série A2. Pelo mesmo time de São Paulo, na conquista mais importante, Malka ajudou em 2008 a subir a equipe do Campeonato Brasileiro da Série B para a Série A.

O primeiro trabalho de Malka com técnico foi no início do ano passado como interino no Engenheiro Beltrão pela Série Ouro do Paranaense. Com uma equipe bastante jovem conseguiu manter o Beltrão na Primeira Divisão daquela temporada. Também como interino em 2009, treinou o Roma Apucarana em três partidas pela Divisão de Acesso do Estadual e o Porto, de Porto União, pela Segundona do Campeonato Catarinense. Nas duas competições as equipes ficaram em terceiro lugar.

continua após publicidade

Na atual temporada, Malka está no Roma desde o início da Divisão de Acesso. Somando os jogos do ano passado e de 2010, o técnico comandou o Tricolor em 26 oportunidades. Foram 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas em jogos treinos e oficiais. Em partidas oficiais, o Roma com a direção técnica de Malka realizou 21 confrontos, com 14 vitórias, três empates e quatro derrotas.

TREINOS – O Roma iniciou nesta terça-feira no Estádio Bom Jesus da Lapa os preparativos para o jogo deste domingo contra o Foz do Iguaçu em Apucarana. Pela manhã, sob o comando do professor Francisco Burali, o elenco participou de um treinamento físico, enquanto à tarde Malka orientou um trabalho técnico. Hoje à tarde, com portões fechados, o treinador promove um treino tático. Ele disse ontem à tarde que vai definir o time no decorrer da semana. O volante Eurico, suspenso, é o único desfalque para a “decisão” de domingo. Mas Malka ainda não definiu o substituto.