Esportes

Em amistoso, Bernardinho busca a vitória 300 na seleção

Da Redação ·

Em seu primeiro jogo após a conquista do nono título da Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei tem uma motivação especial para o amistoso contra a Polônia, nesta quarta-feira, às 13 horas (de Brasília), na cidade de Gdansk. Se conseguir a vitória, o treinador Bernardinho alcançará a marca de 300 triunfos no comando da equipe.

continua após publicidade

O técnico assumiu a seleção masculina em 2001 e, de lá para cá, soma 330 partidas. São 299 vitórias e "apenas" 31 derrotas - média de 90,85% de aproveitamento à frente do time brasileiro. "Lembro da centésima partida: em 2003, na Espanha. Isso é bacana e é resultado de um grupo de atletas que também iniciou um trabalho e que contribuiu para uma série de conquistas", destacou Bernardinho. "Mas para conquistarmos esta marca, temos que ganhar".

continua após publicidade

Brasil e Polônia já se confrontaram 46 vezes na história, com 29 vitórias da seleção brasileira e 17 derrotas. A última vez que o time brasileiro perdeu para os poloneses foi em julho de 2002, pela Liga Mundial. Esta foi a única derrota para os rivais europeus em 13 confrontos na "Era Bernardinho".

Após o jogo desta quarta, a seleção brasileira seguirá para a cidade de Bydgoszcz, onde disputará a oitava edição do quadrangular Hubert Jerzy Wagner. O torneio será disputado de sexta a domingo e contará ainda com as equipes da República Tcheca, Bulgária, além da Polônia. A estreia, na sexta, será contra os checos. No dia seguinte, a partida será contra os búlgaros e, no domingo, contra os poloneses.