MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Técnico da Inglaterra negocia fraude a regra da Fifa com agentes, diz jornal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O novo treinador da seleção inglesa, Sam Allardyce, foi acusado pelo jornal local "The Telegraph", nesta segunda-feira (26), de utilizar sua posição para negociar fraude à lei da Fifa que impede a ação de terceiros nas neg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2016, 20:48:58 Editado em 26.09.2016, 20:50:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O novo treinador da seleção inglesa, Sam Allardyce, foi acusado pelo jornal local "The Telegraph", nesta segunda-feira (26), de utilizar sua posição para negociar fraude à lei da Fifa que impede a ação de terceiros nas negociações de jogadores. Pelo "serviço de consultoria", Allardyce cobra 400 mil libras (R$ 1,6 milhão, na cotação atual).

continua após publicidade

Allardyce foi filmado em reunião com supostos empresários do oriente dispostos a investir "bilhões de libras" no mercado de transferências de atletas. Os agentes, no entanto, eram jornalistas da publicação britânica. Na conversa, o treinador concordou em viajar a Cingapura e Hong Kong como "embaixador" e explicou aos interlocutores como fazer para "driblar" a regra de proibição de terceiros em transações.

A regra foi adotada em 2008 pela FA (Football Association, a federação inglesa de futebol), que descreveu a prática como "escravidão". Ela proíbe que empresas comprem participações nos direitos econômicos dos jogadores. Em 2015, a Fifa adotou a legislação.

continua após publicidade

De acordo com a reportagem do "The Telegraph", no entanto, Allardyce, de 61 anos, não considera a lei um empecilho. Ele diz que os empresários burlam a regra o "tempo todo", e acrescenta que "é aí que está o grande dinheiro".

O treinador tem apenas um jogo no comando da seleção inglesa, vitória sobre a Eslováquia. Agora enfrentará questionamentos pela atitude no mínimo suspeita, revelada pela reportagem. Ele recebe da FA, anualmente, 3 milhões de libras (R$ 12,5 milhões) mais bônus. A publicação relata que "um acordo de 400 mil libras com uma agência que pretende atuar no futebol destaca um conflito em potencial para um técnico de seleção", já que, desde a sua posição, Allardyce poderia privilegiar determinado jogador.

O jornal inglês informa que investiga a corrupção no futebol britânico desde o ano passado, motivado por supostas irregularidades praticadas por diretores de clubes e empresários. Nos próximos dias, promete, detalhará mais irregularidades cometidas no esporte local, que "levantam sérias questões sobre a influência do dinheiro no jogo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Técnico da Inglaterra negocia fraude a regra da Fifa com agentes, diz jornal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!