Esportes

Piloto da Stock Car visita Apucarana na quarta-feira

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O paulista Raphael Abbate, de 24 anos, é um dos jovens talentos do automobilismo nacional. O piloto, que começou sua carreira no kart, aos seis anos de idade, está ansioso para correr em Londrina (norte do Paraná) no dia 25 deste mês, depois de cinco anos sem disputar provas na cidade. Amanhã (21) Abbate estará em Apucarana, onde participa de um evento.

continua após publicidade

Com muitos amigos na região, onde também está a sede de um dos seus principais patrocinadores, a NOS, o piloto se sente “em casa” correndo em Londrina.   “Londrina é uma cidade que eu adoro, as pessoas são muito receptivas, tenho grandes amigos na região. Então é sempre um prazer estar na cidade”, comentou o piloto, que atualmente corre na Stock Car pela equipe Hot Car / Bardahl.

“Londrina é uma cidade que eu adoro, as pessoas são muito receptivas, tenho grandes amigos na região. Então é sempre um prazer estar na cidade”, comentou o piloto, que atualmente corre na Stock Car pela equipe Hot Car / Bardahl.

continua após publicidade

  “Tenho um pouco de experiência no autódromo internacional Ayrton Senna. Já fiz alguns eventos para montadoras, já cheguei a treinar de Fórmula Ford, quando eu corria em 2008, e disputei uma etapa da Mini Challenge em 2011, onde fui segundo colocado em uma das baterias”, lembrou.   

“Gosto bastante da pista, que é bem desafiadora e tem pouca área de escape. Qualquer erro pode ser decisivo para ficar fora da corrida e é uma pista difícil para ultrapassagem também. Então é importante ter uma boa posição no grid de largada e saber utilizar os pushes-to-pass (botão de ultrapassagem) na hora certa”, completou o piloto.   

Desde que iniciou sua carreira, em 1997, no kart, Abbate conquistou muitas vitórias. A estreia no automobilismo aconteceu em 2007, na Fórmula Ford, quando conquistou o título de melhor estreante, finalizando a temporada em terceiro lugar.   No ano seguinte, o piloto disputou o campeonato sul-americano de Fórmula 3 B, sagrando-se vice-campeão e dando um passo rumo à carreira internacional, onde disputou o prestigiado campeonato de Fórmula 2000 nos EUA, preliminar da Fórmula Indy. 

Abbate foi o quarto colocado.   Em 2011, o piloto saiu dos monopostos e estreou na Mini Challenge Brazil. Em 2014, correu o Brasileiro de Turismo e foi vice-campeão. E há duas temporadas o piloto está na principal categoria do país, a Stock Car.