Esportes

29ª edição dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí terá a participação de 22 municípios

Da Redação ·
Os JAVI's são tradição no calendário esportivo paranaense - Foto: Arquivo/imagem ilustrativa
Os JAVI's são tradição no calendário esportivo paranaense - Foto: Arquivo/imagem ilustrativa

O congresso técnico que definiu os grupamentos dos 29º Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s), que serão realizados entre 2 a 10 de setembro, aconteceu nesta quinta-feir (18) em Ivaiporã (norte do Paraná), no Salão Nobre da Prefeitura. Foi confirmada a participação de 22 municípios na competição, destes 18 da Amuvi e cinco municípios convidados, três da Amocentro e um da Comcam. Os dirigentes esportivos também confirmaram a cidade de Faxinal em 2017 como sede dos JAVI

continua após publicidade
s. 

O diretor de esportes da Prefeitura de Ivaiporã, professor Jaime Sacco agradeceu a confirmação dos 22 municípios e destacou que o JAVI´s é o maior evento esportivo do Vale do Ivaí. “Estaremos reunindo em Ivaiporã mais de 2.3 mil atletas. Dentro das devidas proporções, os JAVI s representam para a região, o que as Olimpíadas representam para o mundo. Esses jogos começaram em 1977, é um evento que teve o crescimento na estrutura física e das pessoas que participaram das competições, pois o esporte nos ensina a disciplina e a cidadania”, assinala Sacco. 

O chefe do escritório regional da Secretaria do Esporte e Turismo, Leonardo Arruda de Oliveira, ressalta a importância da competição. “É uma oportunidade para a juventude estar envolvida com o esporte. Os jogos mostram o que a de melhor do esporte do Vale do Ivaí. É uma alegria imensa para a Secretária do Esporte e Turismo junto com o Governo do Estado e as prefeituras poder oportunizar isso, superando a crise financeira do país e vencendo todos os desafios ”, destaca Oliveira. 

continua após publicidade

Ele lembrou ainda, que os JAVI´s desde a 27ª edição em São Pedro do Ivaí tem a participação do Governo do Estado que banca as despesas de alimentação, premiação, arbitragem de todas as modalidades coletivas e material esportivo. “Nas demais modalidades, estamos fazendo parceria com a Universidade Estadual de Maringá, que vai colaborar com estagiários do curso de Educação Física”, explica Oliveira. 

MODALIDADES
Neste ano serão disputadas 12 modalidades: atletismo (M/F), basquetebol (M/F), bocha (M), futebol suíço (M), futsal (M/F), handebol (M/F), malha (M), tênis de mesa (M/F), truco (M), voleibol (M/F), vôlei de praia (M/F) e xadrez (M/F). 

continua após publicidade

CIDADES
Vão participar as cidades de Arapuã, Bom Sucesso, Borrazópolis, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Pitanga, Manoel Ribas, Cândido de Abreu e Barbosa Ferraz. 

APUCARANA
A Secretária Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, professora Jossuela Pirelli Pinheiro, disse nesta quinta-feira à tarde que o município não vai participar dos JAVI´s, isso porque Apucarana vai promover de 26 deste mês a 1º de setembro a fase final da Divisão “B” dos Jogos Abertos do Paraná (JAP s).