Esportes

Chivas avança à decisão e Brasil terá time no Mundial

Da Redação ·
O Chivas Guadalajara conseguiu, ontem à noite, a sua classificação à final da Copa Libertadores da América ao derrotar a Universidad de Chile por 2 a 0
fonte: globo.com
O Chivas Guadalajara conseguiu, ontem à noite, a sua classificação à final da Copa Libertadores da América ao derrotar a Universidad de Chile por 2 a 0

O Chivas Guadalajara conseguiu, ontem à noite, a sua classificação à final da Copa Libertadores da América ao derrotar a Universidad de Chile por 2 a 0, no estádio Nacional, em Santiago. Com gols de Baez e Mejía, um em cada tempo, o time mexicano avançou pela primeira vez na história à decisão do torneio continental. Na partida de ida, na semana passada, no estádio Azteca, na Cidade do México, as equipes haviam empatado por 1 a 1.

continua após publicidade

De quebra, a classificação do Chivas Guadalajara garantiu ao Brasil o direito de ter um representante na próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá em dezembro na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Isso porque o time mexicano representa a Concacaf (Américas do Norte e Central e Caribe) e é convidado pela Conmebol. Assim, quem passar da semifinal entre São Paulo e Internacional, na próxima quinta, terá o direito de jogar o torneio mundial no final do ano.

continua após publicidade

Nesta terça, o Chivas mostrou em campo que pode surpreender a equipe brasileira que passar à decisão e conquistar um título inédito para o clube e para o futebol mexicano. Com atitude e força ofensiva, levou perigo nos primeiros minutos, obrigando o goleiro Miguel Pinto a duas difíceis defesas até os 13 minutos. Aos 22, enfim, os visitantes abriram o placar contando com uma falha grotesca de Pinto, que não defendeu um chute de longe de Baez.

continua após publicidade

Em desvantagem, a Universidad de Chile foi ao ataque e até o intervalo conseguiu mandar duas bolas no travessão e obrigou o goleiro Luis Michel a fazer uma grande defesa, em chute de Montillo, no último lance do primeiro tempo.

Após o descanso, o time da casa tentou manter a pressão para conseguir o gol de empate, que levaria a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis, mas o Chivas seguiu com sua postura ofensiva e conseguiu o segundo gol. Aos 9 minutos, o goleiro Miguel Pinto fez grande defesa em cabeçada de Mejía, mas no rebote o próprio jogador mexicano marcou o gol, que definiu a classificação.

continua após publicidade

Por ser da Concacaf, o Chivas Guadalajara terá de fazer o primeiro jogo da decisão, no próximo dia 11, no México. A partida final, no dia 18, acontecerá no Morumbi, em São Paulo, ou no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.