Esportes

Após decepção em seletiva olímpica, Cielo busca recuperação nos EUA

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O brasileiro Cesar Cielo, medalha de ouro nos 50 m livre na Olimpíada de Pequim-2008, começa a disputar nesta sexta-feira (4) o Grand Prix de natação de Orlando, nos EUA. Ele participará dos 50 m livre, nesta sexta, e dos 100 m livre, no sábado (5). As preliminares começam às 11h e as finais às 20h (de Brasília).
Será a primeira vez que o atleta paulista disputará uma competição de alto nível desde o seu abandono no Torneio Open de natação, realizado em dezembro de 2015 e que serviu como seletiva olímpica para os nadadores brasileiros.
Na competição em Palhoça (SC), ele nadou os 100 m livre. Com a marca de 49s55, não conseguiu alcançar o índice olímpico (48s99) e ficou apenas em 11º lugar. Após o fracasso, abandonou a competição antes da disputa dos 50 m livre.
Desde então, o nadador passou a treinar nos Estados Unidos para se recuperar. O evento desta semana será uma preparação para o Troféu Maria Lenk, em abril, última seletiva antes dos Jogos Olímpicos.
Outros 18 nadadores brasileiros também disputarão o Grand Prix, como Bruno Fratus, Matheus Santana e Thiago Pereira. No feminino, os destaques da equipe nacional são Etiene Medeiros e Joanna Maranhão.
A competição ainda terá outros nomes importantes da natação, como o americano Michael Phelps, atleta recordista em medalhas olímpicas (19). Ele disputará os 100 m livre (ao lado de Cielo), os 100 m borboleta, os 100 m costas e os 200 m peito.
O Grand Prix de natação de Orlando começou nesta quinta-feira (3), com as disputas dos 200 m livre, 100 m peito, 100 m borboleta e 400 m medley, e termina no sábado.