Esportes

Por fair play financeiro, Uefa suspende campeão turco de torneios europeus

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Atual campeão turco, o Galatasaray foi suspenso das competições europeias por um ano por ter infringido a regra de "fair play financeiro da Uefa. A punição foi anunciada pela confederação nesta quarta-feira (2).
Com a decisão, o clube será excluído da Liga dos Campeões ou da Liga Europa caso obtenha classificação na temporada atual ou seguinte.
A equipe ocupa a quinta posição no campeonato turco após 23 rodadas -insuficiente para garantir vaga nas competições continentais. Entre os nomes mais conhecidos do elenco estão o meio-campista holandês Wesley Sneijder e o atacante alemão Lukas Podolski.
O Galatasaray participou das últimas quatro edições da Liga dos Campeões, sendo eliminado na fase de grupos na competição deste ano.
RISCO FUTURO
O órgão que administra o futebol na Europa comunicou em janeiro que o Galatasaray teve prejuízo financeiro acima do permitido no regulamento das competições.
Criada em 2011, a lei estipula um teto de investimentos para cada clube de acordo com a arrecadação total. A medida foi adotada para limitar o impacto de investidores milionários no esporte.
De acordo com a Uefa, o Galatasaray receberá uma nova suspensão de um ano se o prejuízo na atual temporada ultrapassar a quantia de 10 milhões de euros.