Esportes

Robinho é responsável por mais da metade das assistências do ano

.

DIEGO SALGADO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Palmeiras começou a temporada com uma notícia ruim em relação ao setor de meio-campo: Cleiton Xavier sofreu uma lesão muscular antes mesmo do primeiro jogo do ano, deixando o time com uma opção a menos na criação das jogadas. Sete jogos depois, porém, outro meia tem se destacado nessa função: Robinho, que participou de seis dos 11 gols marcados pela equipe alviverde em jogos oficiais de 2016. Nesta quinta-feira (25), na vitória por 4 a 1 sobre o XV de Piracicaba, o jogador deu três assistências para os gols do Palmeiras.
No jogo disputado fora de casa, Robinho atuou recuado no meio-campo do time, ao lado do volante Jean. Nessa posição, o jogador conseguiu, por exemplo, lançar o atacante Gabriel Jesus no quarto gol do Palmeiras -lance parecido ocorreu na estreia do Paulistão, quando ele serviu Dudu no campo de ataque em mais um passe longo.
O meia palmeirense ainda cobrou dois escanteios certeiros: o primeiro no gol contra de João Paulo, no empate por 2 a 2 com o São Bento. Nesta quinta, para a conclusão de Vitor Hugo, que abriu o placar para o Palmeiras.
No segundo tempo, Robinho ainda pressionou o zagueiro do XV de Piracicaba. A bola bateu em sua perna e sobrou para Alecsandro. O atacante bateu firme para fazer 3 a 1 e praticamente garantir a vitória depois de uma série de cinco jogos sem triunfos.
O camisa 27 ainda deu uma assistência em uma jogada construída à frente da grande área. O fato se deu diante do São Bento, após lançamento de Thiago Santos e pivô de Barrios. Com a bola nos pés, Robinho serviu Gabriel Jesus na marca do pênalti.
Robinho, em apenas sete partidas da temporada, soma quase a metade das assistências de 2015. Na temporada passada, o camisa 27 terminou como líder do time nesse fundamento, com 14 passes para gol em 51 partidas.
As outras quatro assistências do Palmeiras em 2016 foram dadas por Lucas (contra o Botafogo), Dudu (na estreia da Libertadores) e Alecsandro, que soma dois passes (diante do River Plate-URU e do XV de Piracicaba). Um dos gols do time foi marcado pelo próprio atacante, de pênalti, diante do Linense.
Com a vitória sobre o XV de Piracicaba, o Palmeiras voltou à liderança do Grupo B, com nove pontos -um a mais que o Ituano. Na próxima rodada, a equipe alviverde enfrenta a Ferroviária no Allianz Parque. O confronto será no domingo, às 17h.