MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Comitê olímpico holandês orienta grávidas a não viajar a áreas com zika

MARCEL MERGUIZO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Comitê Olímpico da Holanda (NOC NSF), atento aos casos de zika no Brasil e seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai recomendar às grávidas que "evitem viajar para áreas onde a transmiss

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2016, 17:25:47 Editado em 27.04.2020, 19:52:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCEL MERGUIZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Comitê Olímpico da Holanda (NOC NSF), atento aos casos de zika no Brasil e seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai recomendar às grávidas que "evitem viajar para áreas onde a transmissão do vírus está ocorrendo".
Em contato com a reportagem, o comitê do país europeu disse que além da orientação às mulheres gestantes vai pedir às que estão dispostas a engravidar que discutam com seus médicos particulares a possibilidade de viajar a esses lugares, como o Rio, "para avaliar o risco de infecção com o vírus da zika".
"Como em todos preparativos para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, elaboramos um protocolo anti-infecção para nossos atletas. O vírus da zika faz parte deste protocolo. Aconselhamos a nossa delegação a tomar medidas contra a picada de mosquito. Estas medidas incluem o uso de roupa apropriada como calças e camisetas de mangas compridas, e a utilização de repelentes", diz o Comitê Olímpico da Holanda, um dos países que devem disputar com o Brasil posição entre os dez melhores do quadro de medalha da Rio-2016.
O comitê holandês afirma também que não fez mudança alguma no cronograma de chegada dos atletas ao Rio e que uma equipe médica permanente sempre acompanha a saúde dos membros da delegação.
"Como sempre, estamos em contato estreito com as autoridades de saúde da Holanda, o Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente do Ministério da Saúde, Segurança Social e Desporto. Eles nos fornecem regularmente atualizações sobre o vírus da zika".
ITÁLIA
Já o Comitê Olímpico da Itália (Coni) mostrou menor preocupação com a zika no Rio durante os Jogos Olímpicos deste ano, em agosto.
À reportagem, nesta semana, o comitê disse que diversos atletas italianos estão competindo e treinando no Brasil atualmente e que os relatos deles é que está "tudo bem" em relação ao zika.
Giovanni Malago, presidente do Coni, declarou no início de fevereiro que "até o momento a situação é muito calma, e que não há elementos para preocupação".
O diretor do Instituto de Medicina Esportiva do Coni, Antonio Spataro, reforçou a posição de Malago.
"Existem notícias alarmistas mas não acredito que devemos ter uma reação exagerada. O Comitê Olímpico Internacional é em constante contato com a OMS e as autoridades brasileiras para elaborar as orientações que vamos seguir", disse Spartaro.

continua após publicidade


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Comitê olímpico holandês orienta grávidas a não viajar a áreas com zika"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!