MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Investigação vê indício de corrupção no futebol de 8 países sul-americanos

AGUIRRE TALENTO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Investigações conduzidas pelos Ministérios Públicos em ao menos oito países da América do Sul têm apontado indícios de corrupção e irregularidades em negócios ligados às federações de futebol. Com base nessas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2016, 18:39:20 Editado em 27.04.2020, 19:52:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AGUIRRE TALENTO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Investigações conduzidas pelos Ministérios Públicos em ao menos oito países da América do Sul têm apontado indícios de corrupção e irregularidades em negócios ligados às federações de futebol.
Com base nessas informações, os representantes desses órgãos investigadores de seis países se reuniram na última segunda-feira (15) no Equador para estabelecer diretrizes de um trabalho conjunto de investigação.
Além do Brasil, estiveram presentes procuradores da Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Paraguai. Todos apontaram indícios de fraudes em negócios ligados ao futebol em seus países e acordaram em fazer o intercâmbio de informações provenientes das investigações locais.
A reportagem apurou que outros dois países, Chile e Uruguai, também conduzem investigações a respeito e devem aderir ao grupo. Não há ainda detalhes sobre quais são as entidades investigadas.
O Brasil, por exemplo, já recebeu pedidos de cooperação internacional dos países vizinhos relacionados ao assunto, e a PGR (Procuradoria Geral da República) definiu como prioritária a resposta a esses pedidos.
As investigações têm ligação com a descoberta, pelos Estados Unidos, de suspeitas de corrupção na Fifa e entidades do futebol. Por isso, outra consequência da reunião foi o envio de um ofício aos Estados Unidos pedindo cópia da investigação.
Em decorrência dessa investigação norte-americana, o ex-presidente da CBF José Maria Marin e outros dirigentes da Fifa chegaram a ser presos na Suíça, em maio do ano passado.
A PGR havia tentado obter esses documentos dos Estados Unidos no ano passado, mas não obteve êxito. O novo pedido tenta desta vez convencer as autoridades norte-americanas a colaborarem com as investigações da América do Sul.
O ofício pede que o Departamento de Justiça dos EUA diga quais informações possui relacionadas às investigações de cada país.
O foco das investigações nos países da América do Sul é a corrupção na venda de direitos de imagem pelas federações de futebol, em casos suspeitos de pagamentos de propina.
Um dos casos mais adiantados é o da Bolívia, que já resultou na condenação a três anos de prisão, no fim do ano passado, do ex-secretário geral da Federação Boliviana de Futebol Pedro Zambrano, por organização criminosa e lavagem de dinheiro.
No Brasil, um inquérito da Polícia Federal apura se o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira tem envolvimento com corrupção. Teixeira nega relação com irregularidades.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Investigação vê indício de corrupção no futebol de 8 países sul-americanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!