MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Procurador diz que pai de Neymar foi mentor de fraudes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para o Ministério Público Federal, o pai de Neymar foi o "principal mentor e articulador de uma série de fraudes contratuais para o uso do direito de imagem de Neymar" e "a conduta do jogador, com a participação dos demais den

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2016, 20:07:02 Editado em 27.04.2020, 19:53:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para o Ministério Público Federal, o pai de Neymar foi o "principal mentor e articulador de uma série de fraudes contratuais para o uso do direito de imagem de Neymar" e "a conduta do jogador, com a participação dos demais denunciados, gerou prejuízos milionários aos cofres públicos".
Com a quebra do segredo de justiça do processo, o MPF se pronunciou pela primeira vez, nesta terça (2), sobre a acusação de sonegação fiscal e falsidade ideológica contra Neymar, Neymar pai e os cartolas do Barcelona Sandro Rossel e Jose Maria Bartomeu --processo que corre na justiça brasileira, diferente do que está na Espanha e que Neymar e seu pai prestaram depoimento nesta terça (2).
Neymar e seu pai negam as acusações.
São investigadas empresas criadas para, segundo o MPF, pagar menos impostos dos vencimentos e contratos de publicidade do atleta quando atuava no Santos, de 2009 a 2013.
"A prestação de serviços está vinculada ao desempenho personalíssimo do atleta, e a abertura da sociedade teve como único objetivo a redução da carga tributária incidente sobre os rendimentos auferidos pelo atleta, já que a empresa não possui atividade econômica", escreveu o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da denúncia.
"Todas as 'suas receitas' são provenientes dos serviços prestados pelo atleta, e a pequena estrutura operacional da empresa não foi utilizada na prestação de serviços."
A investigação aponta que as empresas criadas não tinham estrutura para gerenciar a carreira do atleta, pois contavam com apenas dois funcionários, ambos seguranças.
Por aqui também se investiga, como na Espanha, os valores do Barcelona para contratar o jogador.
"A negociação ao Barcelona foi globalizada, única negociação. Todavia, os valores a receber foram 'fatiados' em diversas rubricas: 'empréstimo', 'indenização', salários e prêmios, direitos de imagem, 'scouting' e agência comercial", escreveu Nobre.
Num desses contratos, a N&N Consultoria, uma das empresas de Neymar, foi contratada pelo Barcelona para observar novos jogadores por 2 milhões de euros. Segundo a promotoria, o serviço se limitou a "meras compilações de notícias da internet a respeito de atletas, sem o nível de elaboração compatível com o preço cobrado".
O MPF explicou que, por enquanto, os dirigentes do Santos aparecem como testemunhas, mas novas denúncias devem ser feitas no decorrer da investigação.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Procurador diz que pai de Neymar foi mentor de fraudes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!