MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Comissão do COI muda recomendação para participação atletas transgêneros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um encontro promovido pela Comissão Médica e Científica do COI (Comitê Olímpico Internacional) produziu um documento com novas recomendações para a participação de transgêneros em competições internacionais, no qual afirmou qu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2016, 14:57:31 Editado em 27.04.2020, 19:53:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um encontro promovido pela Comissão Médica e Científica do COI (Comitê Olímpico Internacional) produziu um documento com novas recomendações para a participação de transgêneros em competições internacionais, no qual afirmou que a cirurgia para troca de sexo não deve ser uma exigência.
O documento foi elaborado pelo chamado Encontro de Consenso, em novembro de 2015, com a participação de membros da entidade, médicos, acadêmicos e advogados, e foi disponibilizado na semana passada.
Segundo o texto, "exigir mudanças anatômicas como uma pré-condição para a participação não é necessário para preservar a competição justa e pode ser inconsistente com legislação em desenvolvimento e noções de direitos humanos".
Atualmente, a cirurgia é uma das exigências do COI para a participação de transgêneros em competições internacionais.
No caso de atletas cuja transição é do sexo feminino para o masculino a recomendação é que não haja qualquer restrição.
Para atletas cuja transição é do sexo masculino para o feminino, há exigências em relação aos níveis de testosterona nos 12 meses anteriores à primeira competição e durante o período em que estiver autorizado para competir.
O documento também deixa claro que "para evitar discriminação, se o atleta não estiver elegível para competições femininas, deve ser elegível para competições masculinas".
As diretrizes do documento não são um novo regulamento, mas apenas recomendações para federações esportivas internacionais. A nova recomendação ainda não passou pela aprovação do conselho executivo do COI.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão do COI muda recomendação para participação atletas transgêneros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!