MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Por um centímetro, brasileira alcança índice para a Rio-2016 sem competir

MARCEL MERGUIZO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um centímetro. E de um dia para o outro, sem competir, Geisa Arcanjo, 24, tem o índice que a classifica para os Jogos do Rio. Eram apenas quatro centímetros que separavam a atleta do arremesso de peso da Oli

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2015, 17:18:27 Editado em 27.04.2020, 19:54:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCEL MERGUIZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um centímetro. E de um dia para o outro, sem competir, Geisa Arcanjo, 24, tem o índice que a classifica para os Jogos do Rio.
Eram apenas quatro centímetros que separavam a atleta do arremesso de peso da Olimpíada de 2016. A paulista de São Roque tinha feito a marca de 17,76 m no Sul-Americano, em junho passado. Mas o índice mínimo da IAAF (entidade que rege o atletismo mundial) era 17,80 m.
Os centímetros que precisava chegaram inesperadamente na última quinta-feira (10), quando o conselho da IAAF reviu as marcas e, entre 17 provas, abaixou a marca mínima das mulheres no arremesso de peso para 17,75 m.
"Eu vi através de publicações de outros atletas no Facebook", disse Geisa à Folha, ainda com receio de comemorar abertamente a classificação, à espera da confirmação da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que aconteceu na tarde desta terça (15).
"Agora é oficial. Vaga garantida!", escreveu, em sua conta no Facebook, a melhor brasileira do atletismo nos Jogos de Londres-2012 (foi sétima colocada na final).
"Na verdade não muda a minha preparação, porque meu foco sempre foi a participação nos Jogos. O que muda mesmo é tranquilidade em saber que tenho uma vaga assegurada e que posso fazer, se necessário, fazer algumas exigências como ajuda nos custos com viagens internacionais ou algum material que falte no treinamento, em detrimento disso", explica a atleta.
Ao todo, nove índices para as mulheres e oito para os homens, de um total de 43 provas da Rio-2016, foram rebaixados. Ou seja, para todos, ficou um pouco mais fácil atingi-los. Eles foram estabelecidos em abril deste ano, mas, segundo a IAAF, precisaram ser revistos após o Mundial de Pequim, disputado em agosto.
"Em 2016 as competições começam em janeiro e o foco nesse início de ano será atingir o índice de 18,10 m para o Mundial Indoor que acontecerá em março nos EUA. E também adquirir ainda mais experiência competindo com as atletas que provavelmente estarão no Rio para a Olimpíada", diz Geisa.
Campeã Mundial juvenil em 2010, ela perdeu aquele ouro por doping -culpa de um chá verde, diurético. Voltou a competir após um ano e conseguiu a vaga olímpica para Londres-2012, onde foi o destaque do país. Em 2014, porém, Geisa deixou o esporte para ter uma "vida normal". Virou atendente de telemarketing e foi morar com a noiva. Em agosto de 2014, voltou a competir.
MAIS ÍNDICES
Assim, além de Geisa Arcanjo, as novas marcas beneficiaram mais cinco brasileiros. A saltadora Keila Costa, que já estava qualificada no salto em distância, agora pode competir no triplo.
Na maratona, entraram na lista Giomar Pereira da Silva, Mateus Trindade, Fredison Costa e Roselaine Benites.
Eles não estão garantidos porque cada país pode participar com até três atletas (de cada gênero) por prova. Na maratona masculina há dez brasileiros qualificados. Na feminino, seis. O prazo final para a obtenção de índices na maratona é 6 de maio.
Ao todo, o atletismo brasileiro tem hoje 45 índices para os Jogos do Rio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Por um centímetro, brasileira alcança índice para a Rio-2016 sem competir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!