MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Pelé, Tite e Chico Buarque assinam manifesto por renúncia de Del Nero

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O movimento que pede a renúncia imediata de Marco Polo Del Nero da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conta com o apoio de mais de cem personalidades, incluindo técnicos, atletas, ex-atletas, artistas e jo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2015, 15:53:59 Editado em 27.04.2020, 19:54:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O movimento que pede a renúncia imediata de Marco Polo Del Nero da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conta com o apoio de mais de cem personalidades, incluindo técnicos, atletas, ex-atletas, artistas e jornalistas.
Pelé, os técnicos Tite, Zico, Dorival Junior e Paulo Autuori e os ex-jogadores Rogério Ceni e Alex estão entre os que assinaram o documento batizado de "Manifesto por uma nova CBF". Entre os signatários, há ainda compositores, como Chico Buarque, cineastas, como Walter Salles e José Padilha, e apresentadores, como Faustão e Luciano Huck.
Entre os colunistas da Folha de S.Paulo que assinam o manifesto estão Juca Kfouri, Tostão, Paulo Vinicius Coelho, Mariliz Pereira Jorge, Antonio Prata e Gregório Duvivier.
"Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas", diz o texto.
O movimento foi organizado por jogadores que integram o Bom Senso FC, como Paulo André, e a ONG Atletas, que tem a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e o ex-são-paulino Raí como diretores.
Eles organizaram uma manifestação nesta terça-feira (15), às 15h, em frente à sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Abaixo, a íntegra do texto:
"Manifesto por uma nova CBF
Brasil, dezembro de 2015
A Confederação Brasileira de Futebol vive a maior crise de sua história.
Seus últimos três presidentes são réus em investigação policial internacional por fraude na CBF e na FIFA. José Maria Marin está preso desde maio, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero estão indiciados pela Justiça dos EUA desde o dia 3 de dezembro.
Compreendemos que a sucessão determinada por um estatuto viciado, que foi arquitetado e aperfeiçoado para a manutenção do poder nas mãos dessa mesma linhagem, é ilegítima e imoral.
Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas.
A crise de corrupção é a face mais visível de um profundo problema estrutural, que travou o desenvolvimento do futebol brasileiro em todas as suas dimensões.
Conclamamos a Procuradoria Geral da República, a Polícia Federal e a Receita Federal a não deixar impunes quem corrompeu ou quer continuar a corromper o futebol pentacampeão mundial.
Aos clubes e federações, pedimos que se paute e vote a alteração de pontos estatutários necessários para a democratização e desenvolvimento de nossa maior paixão, inexorável e sem volta.
De nossa parte, signatários deste manifesto, acreditamos que, caso as mudanças sejam iniciadas, os novos mandatários da CBF, juntamente com os muitos personagens capacitados e honrados da comunidade do futebol saberão criar as condições para a reconstrução da credibilidade, confiança e retomada do protagonismo esportivo do futebol brasileiro, de seus jogadores, da alegria do jogo e, principalmente, dos torcedores."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Pelé, Tite e Chico Buarque assinam manifesto por renúncia de Del Nero"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!