Mais lidas
Esportes

Em 13º, Nasr não supera Nelsinho Piquet como melhor estreia pós-Senna

.

MARCEL MERGUIZO E TATIANA CUNHA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O brasileiro Felipe Nasr, da Sauber, terminou o campeonato mundial de pilotos na 13ª colocação e, assim, não conseguiu quebrar a marca de melhor brasileiro em um ano de estreia na F-1.
Nasr teve um ano bom, pontuou em seis etapas e foi o segundo melhor estreante de 2015, com 27 pontos conquistados, atrás apenas de Max Verstappen, da Toro Rosso, que somou 49.
Com o resultado, o piloto de 23 anos fica atrás do desempenho de Ayrton Senna, estreante na nona colocação em 1984, e também de Nelsinho Piquet, 12º em 2008.
Desta forma, Nasr iguala a 13ª colocação de Mauricio Gugelmin (1988), Felipe Massa (2002) e Cristiano da Matta (2003).
O então novato Senna terminou o Mundial na nona colocação com a Toleman após subir no pódio em três ocasiões -foi segundo em Mônaco e terceiro na Inglaterra e em Portugal.
Desde então, outros 16 brasileiros atingiram a principal categoria do automobilismo, o último deles Nasr. Destes, apenas sete conseguiram marcar pontos no primeiro ano na F-1: Mauricio Gugelmin, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Cristiano da Matta, Nelsinho Piquet e Nasr.
Levando-se em consideração o sistema de pontuação atual, no qual os dez primeiros colocados a cada GP pontuam, o piloto da Sauber ainda estaria atrás de quatro.
Em colocação no Mundial, porém, só perderia para Nelsinho, que terminou o campeonato de 2008 no 12ª lugar.
Mesmo assim, Nasr avaliou sua temporada de estreia como boa. "Foi um ano muito positivo, fiquei satisfeito com meus resultados, com os pontos que fiz. Aprendi muita coisa nova neste ano e o entrosamento com a equipe é algo que vou levar para o ano que vem", afirmou.
"O final do ano foi um pouco mais complicado porque não conseguimos desenvolver o carro, mas como o nosso conceito para 2016 é bem diferente estou com a expectativa de que a gente possa brigar mais constantemente por pontos no ano que vem", explicou Nasr após a 15ª posição no GP de Abu Dhabi, neste domingo (29) -Nico Rosberg venceu, seguido por Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber