Facebook Img Logo
Mais lidas
Esportes

Presidente da federação de atletismo deixa cargo remunerado na Nike

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da IAAF (Federação Internacional de atletismo), Sebastian Coe, renunciou ao seu cargo de embaixador da Nike após a rede britânica BBC revelar que seu nome está supostamente envolvido em um lobby para que Eugene, cidade do estado do Oregon, nos Estados Unidos, fosse declarada sede do Mundial de 2021.
Segundo a BBC, Sebastian Coe pode ter utilizado sua influência na época em que era vice-presidente da IAAF para a escolha da cidade de Eugene, onde a Nike foi fundada, como sede do Mundial de Atletismo de 2021. Ainda de acordo com a imprensa britânica, o dirigente recebia 142 mil euros por ano por seu contrato com a companhia.
O presidente da IAAF explicou que sua renúncia se deve ao fato de que a relação, na atual situação, não beneficiava nenhuma das partes. "Eu não fiz lobby a ninguém em nome da campanha de Eugene 2021. Depois de sua derrota apertada pelo Mundial de 2018, eu os encorajei a entrar novamente no processo de eleição, já que eles tinham uma campanha forte", disse Coe.
Bicampeão olímpico dos 1.500 metros, Coe foi eleito em 19 de agosto presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Ele levou 115 dos 207 votos dos representantes das federações associadas à IAAF, enquanto seu rival na eleição, o também ex-atleta ucraniano Serguei Bubka, recebeu 92.
Com 58 anos, Coe também foi presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Menos de dois meses após assumir a presidência da IAAF, Coe viu estourar o escândalo de doping na Rússia, que abalou o esporte mundial. Um relatório de 323 páginas divulgado por uma comissão independente criada pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) apontou que a Rússia desenvolveu cultura "profundamente enraizada de fraude" em seu esporte, sobretudo o atletismo.
Após 12 meses de investigação, a força-tarefa encontrou evidências de que governo (por meio de seu serviço secreto), federação esportiva, médicos, atletas e técnicos participaram do esquema.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber