Facebook Img Logo
Mais lidas
Esportes

Ex-presidente de federação diz que houve 'caixa-preta' na Copa-2006

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente da Federação Alemã de Futebol Theo Zwangier afirmou, nesta sexta-feira (23), que houve "caixa-preta" na candidatura da Alemanha para sediar a Copa do Mundo de 2006.
"Está claro que houve uma caixa-preta na candidatura alemã ao Mundial. Da mesma forma que está claro que o atual presidente da DFB (Federação Alemã de Futebol) sabia disso pelo menos desde 2005 e não só há algumas semanas, como alega. Ao meu ver, Niersbach mente", disse Zwangie em matéria publicada pela revista "Der Spiegel".
Segundo a própria revista divulgou na sexta (16), o presidente do comitê, Franz Beckenbauer, o atual presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach, e outros funcionários do alto escalão do futebol alemão sabiam da transação.
A DFB (Federação Alemã de Futebol) nega as acusações, mas admite um pagamento de 6,7 milhões de euros à Fifa, que afirma não ter vínculo com o Mundial.
"Não paguei dinheiro a ninguém para obter votos na atribuição do Mundial de 2006 a Alemanha", afirmou no domingo Franz Beckenbauer, ídolo histórico do futebol do país.
Niersbach, no entanto, disse na quinta que o pagamento de 6,7 milhões de euros à Fifa foi para um empréstimo de 250 milhões de francos suíços -70 milhões de euros- para a organização do evento.
A Fifa negou a versão dada pelo atual presidente da Federação Alemã de Futebol.
"Além disso, o Comitê de Finanças não está autorizado, em geral, a receber pagamentos de qualquer tipo, nem mesmo dispõe de uma conta bancária própria", ressaltou a Fifa, que também negou ter recebido dinheiro do ex-presidente da Adidas, Robert Louis-Dreyfus, morto em 2009, conforme a "Der Spiegel".
A Alemanha obteve em julho de 2000 a organização do Mundial, após uma votação que teve 12 votos para sua candidatura contra a 11 para a África do Sul e uma abstenção do neozelandês Charles Dempsey no último turno da votação.
Com EFE

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber