Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Esportes

Governo do Estado resgata a história dos jogos oficiais

.

A rica história dos jogos oficiais do Paraná - 62 anos de Jogos Escolares e 58 anos de Jogos Abertos, entre outras competições ? terá lugar de destaque no novo arquivo público da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. Foto: Paualo Galvez/Secretaria de Esporte e Turismo
A rica história dos jogos oficiais do Paraná - 62 anos de Jogos Escolares e 58 anos de Jogos Abertos, entre outras competições ? terá lugar de destaque no novo arquivo público da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. Foto: Paualo Galvez/Secretaria de Esporte e Turismo

A rica história dos jogos oficiais do Paraná - 62 anos de Jogos Escolares e 58 anos de Jogos Abertos, entre outras competições – terá lugar de destaque no novo arquivo público da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. O departamento de Controle Interno da secretaria acaba de colocar em prática o Programa de Gestão Documental. A proposta é localizar, recuperar, classificar e expor ao público documentos como súmulas de jogos, resultados das competições, listas de atletas participantes, fichas de municípios-sede. 

“A história é importante não só para nós, mas principalmente para as gerações futuras”, diz a chefe do Controle Interno, Adriana Porto. O trabalho começou timidamente em 2013, com o levantamento e organização dos documentos do setor de licitação. Mas a grande expectativa é quanto à localização dos documentos históricos. O servidor do Controle Interno Maurício de Souza Pereira, um dos responsáveis por organizar o arquivo da rádio e tevê É-Paraná, emissora pública do Estado, também trabalha no projeto. O programa também conta com o apoio do Centro de Ação Voluntária (CAV), entidade não-governamental que intermedia a localização de pessoas interessadas em prestar serviços voluntários nas mais diversas áreas. A historiadora Marina Braga Carneiro foi a primeira a se interessar pelo trabalho.

“Terminei o mestrado e, enquanto aguardo a definição do doutorado, comecei a trabalhar com pesquisa de arquivos históricos”, diz ela. “Quando vi a oportunidade, percebi que era exatamente na área em que eu queria atuar.” Marina e os outros dois voluntários que já aderiram ao programa, Larissa Fernanda da Luz e Gersulino Ferreira Filho, trabalham três horas por dia, três vezes por semana. Não há prazo para a conclusão do programa, mas o espaço para o futuro arquivo já foi reservado, na sede da secretaria, no complexo esportivo do Tarumã, em Curitiba.

“A gente presta um serviço para a sociedade e ainda ganha experiência”, conclui Marina. O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, ressalta que o incentivo às parcerias é uma das propostas da secretaria. “Os voluntários prestam um importante serviço para a comunidade esportiva do Paraná e para toda a sociedade”, comentou o secretário.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber