Esportes

Prossegue a fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná

Da Redação ·
Sonelidade aconteceu no ginásio Círculo Militar de Curitiba
fonte: AE- Paraná
Sonelidade aconteceu no ginásio Círculo Militar de Curitiba

Foi aberta na quinta-feira (8), no ginásio do Círculo Militar de Curitiba, a fase regional do 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), que prossegue até a próxima quinta-feira. Cerca de 5 mil alunos de colégios curitibanos, da rede pública e privada de ensino, participam das competições na cidade, que será a maior regional em número de pessoas desta primeira fase.
 

continua após publicidade

Participaram da cerimônia de abertura a secretaria de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, que representou o Governador Orlando Pessuti. “No Paraná, a formação do cidadão se faz pelo estudo, esporte e cultura. Agradeço o empenho dos envolvidos, do governo do estado e também a Paraná Esporte”, afirmou.
 

Também presente na solenidade de abertura, e representando a autarquia Paraná Esporte, o Diretor de Esporte, Ney Mecking, lembrou que a competição revela grandes talentos para o esporte brasileiro. “Espero que daqui saiam muitos representantes para as Olimpíadas do Rio em 2016”, disse.
 

continua após publicidade

Exemplo - a atleta da natação do colégio Dom Bosco, Carolina Bergamaschi, garantiu cinco medalhas de ouro na última Olimpíadas Escolares Brasileiras, 50m e 100m peito, 50m livre, além dos revezamentos 4×50m livre e 4×50m medley.
 

Ela também garantiu o segundo lugar nos 50m livre do Sul-Americano Júnior de esportes aquáticos, competindo pela seleção brasileira juvenil e três ouros 100m peito feminino, revezamento 4 x 50m livre e revezamento 4 x 100m livre) e três pratas (50 e 100m livre, e revezamento 4 x 100m medley) no Campeonato Brasileiro Juvenil de 2009 – Troféu Carlos Campos Sobrinho. A estudante foi convidada e conduziu a Pira Olímpica na abertura dos Jocop’s.
 

As competições começam na manhã deste sábado (10/4), e se estendem até quinta-feira (15/4). Os campeões de cada modalidade se classificam para fase macrorregional, e em seguida para a fase final.
 

As modalidades disputadas na fase regional são basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia, entre as coletivas, e mais as de tênis de mesa, xadrez e algumas provas do atletismo, nas individuais. Participam alunos de escolas públicas e privadas do ensino regular e especial, de ambos os sexos e em duas faixas etárias distintas, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.