MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Assembleia do Rio aprova liberação de cerveja em estádios

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (23) projeto de lei que libera o consumo de cerveja em estádios. A comercialização de bebidas alcoólicas estava proibida desde 2008, mas foi suspe

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2015, 19:00:54 Editado em 27.04.2020, 19:56:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (23) projeto de lei que libera o consumo de cerveja em estádios. A comercialização de bebidas alcoólicas estava proibida desde 2008, mas foi suspensa durante a Copa do Mundo no ano passado.
De acordo com o projeto aprovado, o consumo pode ocorrer em qualquer momento e local do estádio. A proposta inicial, de proibir a comercialização e consumo nas arquibancadas e cadeiras da arena, foi rejeitado pelos deputados estaduais. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem 15 para sancionar ou vetar o projeto.
A liberação do consumo de cerveja durante a Copa foi um dos argumentos usados pelos deputados durante a discussão. A autorização na competição foi dada por exigência da Fifa, a fim de garantir o mercado de sua patrocinadora, a Budweiser.
"É preciso colocar o Brasil nos padrões internacionais. Países como Alemanha e Inglaterra permitem e não enfrentam problemas. As pessoas hoje bebem no entorno dos estádios até o último minuto, porque dentro é proibido, e isso gera confusões", disse o deputado Wanderson Nogueira (PSB), um dos autores do projeto.
O deputado Geraldo Pudim (PR), que também assina a proposta, afirmou que a proibição gerou confusão no entorno do estádio.
"Todos os finais de semana há aglomerações no entorno do estádio Nilton Santos [o Engenhão] antes dos jogos. Torcedores enchem a cara porque bebem muito num intervalo curto de tempo porque não podem dentro do estádio. Melhor todo mundo beber tranquilo", disse Pudim.
O projeto de lei veda qualquer outra bebida alcoólica dentro dos estádios.
A proibição da venda ocorreu em 2008 por decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Tinha como objetivo reduzir a violência dentro dos estádios.
A suspensão também integrou um protocolo de intenções assinado pela CBF com o CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União).
O Estatuto do Torcedor veda que qualquer pessoa porte "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". A lei não especifica quais bebidas se encaixam nesse critério.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Assembleia do Rio aprova liberação de cerveja em estádios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!