Esportes

Cuba supera Itália e enfrenta Brasil nas semifinais da Liga Mundial

Da Redação ·
 Revelação cubana "solta o braço" durante lance da vitória sobre os italianos
fonte: Reuters
Revelação cubana "solta o braço" durante lance da vitória sobre os italianos

Nesta sexta-feira, a seleção cubana de vôlei superou a Itália por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 35/33 e 25/22, e garantiu a segunda vaga do Grupo F para as semifinais. Com a vitória sobre a equipe da Velha Bota - que também tinha chances de classificação -, os caribenhos medirão forças com o Brasil, que se credenciou ao derrotar a Argentina e a Sérvia, no sábado.

continua após publicidade

Detentores de um invejável vigor físico, os cubanos souberam conter a típica habilidade dos italianos e saíram de quadra com a vitória. O implacável estilo de jogo de Cuba ficou latente na segunda parcial, quando o placar extrapolou os 25 pontos e terminou em 35 a 33.

Com a eliminação, os italianos perderam a chance de buscar o nono título da Liga Mundial e abriram caminho para o selecionado verde-amarelo se isolar como o maior vencedor da história (com nove canecos).

continua após publicidade

O embate, inclusive, foi o único da fase final que não foi ao tie break (set de desempate). Assim, os residentes da Ilha do presidente Fidel Castro acumularam três pontos e deixaram os europeus sem nenhum.

Em 2009, Brasil, atual campeão, e Cuba - que tem como destaque o jovem León, de apenas 16 anos - se enfrentaram na fase final da Liga e os comandados de Bernardinho ganharam por 3 a 1.

No outro jogo da rodada, do qual sairá o quarto classificado para as semifinais, os argentinos (donos da casa) tentarão a sorte contra os sérvios, vice-campeões da edição passada. A decisiva partida terá início às 21h (de Brasília). Ambas as seleções sucumbiram ao time nacional por 3 sets a 2.