Esportes

Hamilton chega à 40ª vitória, e Massa sobe ao pódio em terceiro na Itália

Da Redação ·
Hamilton vence e conquista título com três corridas de antecedência - imagem ilustrativa (Foto: AFP)
Hamilton vence e conquista título com três corridas de antecedência - imagem ilustrativa (Foto: AFP)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Largando na pole position, Lewis Hamilton dominou o final de semana em Monza. Neste domingo (6), o inglês chegou à 40ª vitória na carreira, liderando o GP da Itália de ponta a ponta.

continua após publicidade


Em busca de seu terceiro título mundial, Hamilton amplia para 53 pontos a confortável vantagem na liderança para seu companheiro de equipe, Nico Rosberg (252-199). Sebastian Vettel é o terceiro, com 178 pontos, e Felipe Massa subiu para o quarto lugar, com 97.


Largando em terceiro, Sebastian Vettel conseguiu o segundo lugar na largada e manteve a posição até o final.

continua após publicidade


O brasileiro Felipe Massa pulou de quinto para terceiro logo após o início da corrida. Na primeira rodada de parada nos boxes, a Williams perdeu tempo e Rosberg conseguiu ultrapassar Massa e Valtteri Bottas, que vinha em quarto.


Ao final da prova, o carro de Rosberg teve uma pane e o alemão abandonou a disputa. Massa voltou ao pódio em terceiro, tendo que defender a posição dos ataques do companheiro Bottas até a bandeirada final.


Felipe Nasr chegou a aparecer em oitavo no começo da prova, mas precisou de uma parada extra para consertar a asa dianteira do carro. Com isso, o brasileiro caiu 18º e foi forçado a uma corrida de recuperação, terminando em 13º.

continua após publicidade


A CORRIDA
Largando em segundo, Kimi Raikkonen teve problemas com o carro e ficou parado por alguns segundos no grid. Os pilotos conseguiram desviar da Ferrari, evitando um possível acidente.


O finlandês, que vinha de um final de semana com bom desempenho em seu carro, não teve dificuldades para começar a recuperar posições. Atrasando ao máximo sua parada, Raikkonen conseguiu terminar em quinto, ganhando a posição de Sergio Perez nas voltas finais.


Rosberg também teve problemas na largada. Com um desempenho bem abaixo de Hamilton, o alemão perdeu posições e teve que lidar com o super aquecimento de seus freios. Ele conseguiu pular para o terceiro lugar, após um pit stop preciso da Mercedes, ultrapassando as Williams de Massa e Bottas.
No final da prova, Rosberg teve que abandonar a corrida. Uma pane na Mercedes chegou a soltar uma chama de fogo. Com isso, Massa voltou ao terceiro lugar, apenas três décimos de vantagem a frente de Bottas. O finlandês pressionou até a bandeirada final.


HAMILTON INVESTIGADO
Nas voltas finais, a Mercedes pediu que Hamilton aumentasse o ritmo na liderança. O inglês seguiu fazendo voltas mais rápidas, para ampliar a vantagem sobre Vettel.
Ao final da prova, a direção da prova disse que está investigando o inglês por causa da pressão dos pneus. Se punido, Hamilton pode ter um acréscimo de 25s em seu tempo. Como terminou 25s042 à frente de Vettel, não corre risco de perder a vitória.
A próxima etapa do Mundial será o GP de Cingapura, no dia 13 de setembro.