MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Dirigentes do COI prometem mergulhar na baía de Guanabara

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A comissão de coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos de 2016 afirmou nesta quarta-feira (12) estar satisfeita com a qualidade da água na baía de Guanabara e na lagoa Rodrigo de Fr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2015, 18:19:09 Editado em 27.04.2020, 19:57:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A comissão de coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos de 2016 afirmou nesta quarta-feira (12) estar satisfeita com a qualidade da água na baía de Guanabara e na lagoa Rodrigo de Freitas, áreas de competição da Olimpíada.
A tentativa de demonstrar confiança foi tanta que a presidente da comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, prometeu mergulhar na baía junto com o diretor-executivo da comissão, o suíço Christophe Dubi.
"Vamos todos mergulhar lá junto com Gilbert Felli [ex-membro do COI e consultor do comitê organizador dos Jogos]", disse Nawal.
Dubi declarou que o COI não vai realizar testes de vírus nas águas da baía e da lagoa. Medição feita pela agência AP apontou níveis elevados de presença destes microorganismos, que não fazem parte do rol de análise recomendado pela OMS.
"A OMS [Organização Mundial de Saúde] disse que os testes bacterianos são os melhores para medir a qualidade da água. Recebemos a confirmação de que os testes estão corretos na forma com que são feitas. A água nos locais de competição estão dentro dos padrões", afirmou o diretor executivo.
Não existe um parâmetro oficial de análise e de avaliação que determine qual o nível aceitável de presença de vírus. A legislação brasileira só prevê a medição bacteriana, o mesmo definido pela OMS.
Nawal também minimizou relatos de que atletas de remo norte-americanos passaram mal após disputa na lagoa Rodrigo de Freitas. "O técnico não entrou na água e também passou mal", afirmou.
Dubi disse estar satisfeito com a evolução da despoluição da baía de Guanabara. O governo estadual reconheceu que não alcançará a meta de tratar 80% do esgoto lançado no local como prometido em 2009, quando o Rio foi escolhido como sede da Olimpíada. A taxa atual é de cerca de 50%.
"Temos uma série de metas, e investimentos foram alocados. Graças aos Jogos a preocupação com a baía subiu a níveis que nunca chegaram. A qualidade da água vai melhorar até os Jogos e depois dos Jogos. Estamos felizes", disse Dubi.
Nawal afirmou que com o avanço nas obras da maioria das arenas, a preocupação do COI se volta agora para a operação dos locais das competições.
A marroquina afirmou ter ficado satisfeita com os quatro eventos-testes realizados este ano. "Os brasileiros podem se orgulhar dos eventos que realizaram", disse.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Dirigentes do COI prometem mergulhar na baía de Guanabara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!