Mais lidas
Esportes

Na Suécia, árbitro inova e assume erro no apito pelo Facebook

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos árbitros mais promissores da primeira divisão da Suécia, Mohammed Al-Hakim, 30, decidiu romper uma barreira e criou neste mês uma página pessoal no Facebook para compartilhar momentos dele como árbitro.
Na página, ele explica algumas situações de jogo e, o que tem gerado mais repercussão, comenta lances polêmicos apitados por ele.
Logo no início da página já trouxe à tona um caso marcante no campeonato local. Al-Hakim assumiu que deixou de marcar um pênalti no confronto entre IFK Norrkoping e AIK, em 3 de agosto deste ano.
A confissão turbinou a página dele no Facebook, que contava com mais de 5.000 seguidores até a noite desta terça-feira (11).
"Eu deveria ter marcado uma penalidade ontem [no jogo entre IFK Norrkoping e AI]. Agora eu vi o que você certamente já viu. Assisti aos replays algumas vezes, vi imagens em ângulos diferentes. Quero aprender com meu erro e tentar entender porque fiz o que fiz. Nunca vou ser bom o tempo todo, mas é importante tentar minimizar os erros", publicou.
Apesar da polêmica, a decisão do árbitro arrancou elogios, segundo publicou o jornal inglês "The Guardian".
"Eu acredito no diálogo aberto", disse Al-Hakim para o site "Fotbollskanalen", em entrevista reproduzida pela publicação inglesa. "A ideia principal ao criar um página pessoal é atrair o interesse de todos [para a profissão de árbitro]. Acho que o futebol pode ganhar com isso e as pessoas podem ter uma melhor compreensão da função do árbitro".
"Também espero inspirar outras pessoas a virarem árbitros. Quero mostrar o meu lado sobre os lances e balancear a imagem que há da arbitragem nos meio de comunicação", completou o juiz.
Embora a página tenha tido boa aceitação, Al-Hakim é observado pela comissão de árbitros na Suécia. Ao menos até agora não houve nenhuma mensagem que censurasse a iniciativa dele.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber