Mais lidas
Esportes

Após brilhar na maratona aquática, holandesa é prata na piscina

.

PAULO ROBERTO CONDE, ENVIADO ESPECIAL
KAZAN, RÚSSIA (FOLHAPRESS) - A holandesa Sharon van Rouwendaal, 21, conseguiu uma façanha ao subir no pódio dos 400 m livre no Mundial de Kazan, neste domingo (2). Prata na prova com o tempo de 4min03s02, atrás da norte-americana Katie Ledecky e à frente australiana Jessica Ashwood, ela é uma campeã de resistência. Sharon adicionou a medalha na piscina às outras duas que conquistou na maratona aquática, nos 10 km e nos 5 km por equipe, ambas de prata.
Como ficou entre as dez primeiras na prova dos 10 km, que é olímpica, ela tem passaporte garantido para a Rio-2016. As brasileiras Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto também estão classificadas.
Em um espaço de seis dias, Sharon precisou nadar 15,8 km para conseguir as conquistas. A adaptação entre as provas em água aberta disputadas no rio Kazanka e as realizadas na piscina montada na Arena de Kazan tem de ser a jato.
"Trocar de uma para outra requer muito treinamento. Nesta manhã, eu saí da prova e senti que estava tremendo, de cansaço e estresse, e também porque não sabia se conseguiria entrar na final. Aí obtive meu melhor tempo da carreira e pude repeti-lo na final", comentou Sharon, que também tinha uma outra medalha na piscina em Mundiais: foi bronze nos 200 m costas em Xangai-2011.
Exatamente pela curto período para se ajustar, ela achou que ficaria para trás nos 400 m livre. Mas se enganou.
"Eu me surpreendi por ter nadado tão bem depois da maratona aquática. Pensei: 'ok, vou dar tudo o que tenho à tarde'. Fui rápida no começo, mas na segunda metade da prova me esforcei para superar a dor. Felizmente, fiquei em segundo", afirmou.
Ela quer repetir essa dobradinha nos Jogos Olímpicos do próximo ano, que terão uma diferença em termos de programação.
"No Rio, a natação vai ser antes da maratona aquática e espero ser ainda mais rápida do que 4min03s que fiz nos 400 m. E aí ir para a maratona aquática e tentar uma nova medalha", disse a holandesa.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber