Esportes

​Xadrez e skate definem campeões e têm quebra de recorde

Da Redação ·
​Xadrez e skate definem campeões e têm quebra de recorde - Foto: Divulgação
​Xadrez e skate definem campeões e têm quebra de recorde - Foto: Divulgação

As modalidades de xadrez e skate definiram seus últimos campeões nesta quarta-feira, dia 22, pelos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria B (12 a 14 anos), que acontece em Apucarana, norte do estado, até dia 25. Com as duas decisões, seis modalidades já foram concluídas: atletismo, badminton, xadrez, judô, skate e vôlei de praia.

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.

Na modalidade skate, manobra ollie em altura, que consiste em fazer o skate sair do chão com as duas rodas, sem usar as mãos, o skatista Lucas Cassiano, 13 anos, do Colégio Estadual Francisco Ferreira Bastos, de Arapongas, além de ganhar o ouro, bateu o recorde estadual da categoria B dos Jogos Escolares ao ultrapassar a marca de 60cm do obstáculo. Até então o recorde estadual era de 55cm, batido na temporada do ano passado, em Foz do Iguaçu. 

“Fiquei surpreso quando vi que passei porque eu nunca tinha conseguido saltar nessa altura. Treino há um tempo e sabia que seria bem disputada essa competição. Fico muito feliz por ter batido o recorde e acho que minha escola também vai ficar”, completa o jovem. A prata ficou com Juan Lucas do Colégio Estadual Roseli Pioto de Londrina, com a marca de 55cm, e o bronze foi para Thiago Lourenço do Colégio Ética, também de Londrina.

No ollie em distância, o ouro foi para Londrina com o skatista Juan Lucas, 13, do Roseli Piloto, ao atingir a marca de 2,20m. A prata ficou com Mateus Ferreira, 12, do Colégio Unidade Pólo, de Ibiporã, e o bronze com Thiago Vinícius, de 13 anos, representando o Colégio Ética, de Londrina. 

continua após publicidade

Xadrez e skate definem campeões e têm quebra de recorde
Foto: Divulgação

continua após publicidade



No primeiro dia de competição do skate, dia 21, foi disputada a prova Game of Skate, e quem garantiu o ouro foi Erick Padilha, do Colégio Estadual José Anchieta, de Santa Maria do Oeste. No naipe feminino, Mariele Barros, do Colégio Estadual Chico Mendes, de São José dos Pinhais, ficou com o ouro.

Xadrez

As partidas de xadrez, ocorridas no Clube de Campo Água Azul, contou com 158 inscritos entre os naipes feminino e masculino, nas categorias relâmpago, rápido e convencional.  O Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, sagrou-se campeão geral do xadrez feminino, somando 98 pontos, seguido pelo Colégio Estadual Duque de Caxias, de Antonina, e o Colégio Estadual Protássio de Carvalho, de Curitiba, com 38 e 36 pontos, respectivamente.

O troféu de campeão geral do xadrez masculino foi para o Colégio Sepam, de Ponta Grossa. Na segunda colocação ficou Colégio Estadual Tiradentes, de Cafezal do Sul, e na terceira o Colégio Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas, estas duas com o mesmo somatório de pontos.

Nas disputa pela última rodada que valeu ouro do convencional masculino, o jogo foi equilibrado do começo ao final entre o Colégio Sepam, de Ponta Grossa, e o Colégio Estadual Tiradentes, de Cafezal do Sul. Com pontuações empatadas, depois de quase três horas de partida, quem definiu o vencedor foi o relógio, que registrou o tempo esgotado para o jogador ponta-grossense. O responsável pelo ponto do título, Luan Kenzo Amorin, 13 anos, enfatizou que a conquista foi “muito difícil, requer muito pensamento e estratégia”. Ele treina há dois anos e destaca que agora precisa “treinar ainda mais, afinal, tenho mais um ano na categoria B e pretendo manter esse título”.

Todos os resultados estão disponíveis no site oficial dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) – www.jogosescolares.pr.gov.br