MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Fifa estuda limitar mandatos de presidentes de federações de futebol

LEANDRO COLON, ENVIADO ESPECIAL ZURIQUE, SUÍÇA (FOLHAPRESS) - Nesta segunda-feira (20), a Fifa anunciou a criação de uma força-tarefa para estudar possíveis reformas no futebol internacional. As principais reformas serão a limitação de mandatos em federa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.07.2015, 19:18:23 Editado em 27.04.2020, 19:58:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEANDRO COLON, ENVIADO ESPECIAL
ZURIQUE, SUÍÇA (FOLHAPRESS) - Nesta segunda-feira (20), a Fifa anunciou a criação de uma força-tarefa para estudar possíveis reformas no futebol internacional. As principais reformas serão a limitação de mandatos em federações nacionais (o que incluiria a CBF) e a divulgação dos salários dos dirigentes da Fifa.
A força-tarefa será composta por dois representantes da Federação Asiática de Futebol, da Federação Africana de Futebol, da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, e a da Federação Europeia de Futebol (Uefa), além de um representante da Confederação Sul-Americana de Futebol e outro da Confederação de Futebol da Oceania.
Em nota, a Fifa disse que pretende melhorar a maneira por meio da qual presta contas publicamente.
As proposta de reforma serão apresentadas em congresso da Fifa marcado para os dias 24 e 25 de setembro, e então passarão por avaliação interna.
A implementação das reformas deverá ser anunciada em congresso da entidade marcado para 26 de fevereiro de 2016, quando também será decidido o sucessor de Blatter ao cargo de presidente da Fifa.
A decisão foi anunciada nesta segunda (20) pelo Comitê Executivo, que se reuniu em Zurique para discutir o assunto.
Blatter anunciou no dia 2 de junho a renúncia ao cargo para o qual havia sido reeleito quatro dias antes. No posto desde 1998, ele decidiu deixar a presidência em meio ao escândalo que levou à prisão de sete cartolas em Zurique durante o congresso que o elegeu. O dirigente fica no comando da entidade até a eleição em fevereiro do ano que vem.
Formado por 27 membros, o Comitê Executivo, colegiado máximo da entidade, foi convocado em caráter extraordinário para organizar o processo eleitoral. Integram o comitê os dirigentes das confederações continentais e alguns representantes de federações — o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, membro do órgão, não compareceu.  
O encontro na sede da Fifa foi o primeiro após o gesto de Blatter, pressionado a sair por causa das investigações nos EUA e na Suíça sobre possíveis esquemas de corrupção envolvendo a entidade.
A MP do Futebol, medida provisória que refinancia as dívidas fiscais dos clubes brasileiros com a União que já foi aprovada pelo Senado e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff, prevê a limitação dos mandatos a quatro anos, com a possibilidade de uma única reeleição. Em tentativa de agradar o governo federal, o presidente da CBF Marco Polo Del Nero sugeriu proposta parecida.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Fifa estuda limitar mandatos de presidentes de federações de futebol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!